Publicidade

Brasil ganha duas antenas dedicadas a aplicações de Internet das Coisas

Por| 20 de Abril de 2017 às 10h28

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

A Samsung Electronics, em parceria com a empresa Sigfox, anunciou nesta quarta-feira (19) ter concluído a instalação de duas antenas totalmente dedicadas a aplicações de Internet das Coisas (IoT) para fins de pesquisa e desenvolvimento (P&D). A parceria também envolve a WND, companhia responsável pela instalação da infraestrutura de rede e exploração comercial da rede na América Latina.

As peças estão localizadas nas unidades do Samsung Ocean nas Universidades de São Paulo e do Amazonas, e os dados obtidos por elas são transmitidos para a nuvem. Com alcance de até 50 km em áreas rurais e até 10 km em centros urbanos, as antenas utilizam uma tecnologia de transmissão chamada Low Power Wide Area (LPWA), que requer baixo consumo de energia, ao contrário de outros tipos de conexão móvel, como Wi-Fi, 3G ou 4G. É uma das técnicas mais adequadas para aplicação de soluções em cidades inteligentes.

As novas antenas são as únicas usadas exclusivamente para fins de P&D no Brasil, permitindo a criação de novas soluções e serviços, utilizando dispositivos de baixo custo e consumo de energia. Os equipamentos também estão enriquecendo os estudos a respeito de IoT, além de viabilizar novos projetos com parceiros da comunidade acadêmica, startups e grandes empresas. As possibilidades que o projeto oferece por meio de antenas de transmissão incluem desde soluções de eficiência energética utilizando sensores de temperatura, luminosidade e presença até soluções de saúde que se valem de sensores de movimento, localização ou sinais vitais.

"O Samsung Ocean irá atuar como um catalizador de parcerias e proverá aos projetos toda a infraestrutura e dispositivos para teste. Esta infraestrutura instalada nos campuses universitários da USP e UEA é a primeira com o objetivo de desenvolver novas soluções e serviços relacionados à IoT, em um modelo de parceria", afirma Guilherme Selber, gerente de Inovação da Samsung América Latina.

Continua após a publicidade

O Ocean é uma iniciativa da Samsung no Brasil que visa incentivar o desenvolvimento de soluções em tecnologia móvel, utilizando plataformas e ferramentas da Samsung, e fomentar a criação de novas empresas de base tecnológica. O local oferece gratuitamente capacitação técnica combinada com temas relacionados à usabilidade e empreendedorismo, além do contato com especialistas da empresa e do mercado durante todo o ano.