Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

As empresas de tecnologia no Brasil crescem — e a HPC é essencial para apoiá-las

Por| 26 de Maio de 2022 às 10h00

Link copiado!

Envato/twenty20photos
Envato/twenty20photos

No Brasil e no mundo, em um período de um a dois anos, observou-se uma aceleração de processos digitais esperada para acontecer em pelo menos dez. Isto permitiu que, no campo dos negócios, muitas empresas de diferentes setores passassem a adotar processos e ferramentas digitais que permitiram que os colaboradores trabalhassem à distância e, ao mesmo tempo, automatizaram processos de trabalho e reduziram custos. Nas demais áreas, a adoção de tecnologia acelerou muitas outras coisas à distância: compra e venda de produtos, entretenimento, telemedicina e educação são alguns exemplos.

Dados da Datahub confirmam a primeira afirmação levantada: a quantidade de aberturas de empresas de tecnologia no Brasil cresceu 210% em dez anos, já que o dado foi coletado em 2020, ano da pandemia, e comparado ao último levantamento, feito em 2011. Existem vários investimentos que as empresas devem fazer no caminho para a transformação digital e talvez um dos menos visíveis, mas mais importante para o negócio, seja o alto processamento de dados. Para suportar isso, um dos principais pilares deve ser a computação de alto desempenho, ou HPC.

Embora este conceito possa ter várias conotações, o termo HPC refere-se a arquiteturas que combinam processamento, conectividade e armazenamento em um sistema capaz de realizar cálculos complexos e cargas de trabalho críticas em alta velocidade. Dependendo da aplicação a ser implantada em um ambiente virtualizado, as soluções de HPC precisam considerar o tamanho do arranjo de servidores, levando em consideração as capacidades de processamento e demais variáveis ​​de cada dispositivo.

Continua após a publicidade

Entre os setores que mais se apoiam na computação de alto desempenho, a Tecnologia da Informação e Telecom contam com as maiores expectativas de crescimento dos últimos oito anos no Brasil, segundo estudo do IDC. De acordo com o levantamento, o mercado de TI deve crescer 10,6%, enquanto o de Telecom, 4%; juntos, somam 8,2%, em TIC. Além disso, como tendência para nosso mercado está o ambiente híbrido de nuvem, que une o formato Cloud com a TI tradicional, em um modelo que deverá ser encontrado em mais de 70% das empresas de médio e grande porte.

Demanda em alta

Ou seja, como o mercado brasileiro tem demandado cada vez mais agilidade, flexibilidade, alta performance e segurança na infraestrutura de TI, a HPC tem se tornado aliada fundamental para viabilizar os principais serviços, já que a estrutura de nuvem se baseia em servidores especializados e que são alimentados por potentes processadores. Ainda de acordo com o IDC, aproximadamente 97% das empresas brasileiras que já utilizam algum modelo de cloud indicaram que manterão ou aumentarão o volume de fluxos de trabalho suportados por esse tipo de ambiente, apontando que esta tecnologia é uma tendência que veio para ficar.

Outra pesquisa, a Agenda 2022, da Deloitte, indica que neste ano, os principais investimentos de tecnologia estarão focados, entre outros tópicos, em infraestrutura, gestão de dados e segurança digital, com mais de 95% dos entrevistados citando estes três tópicos. Além disso, 75% dos empresários deverão investir em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), sendo que mais da metade citaram investir em ações que apoiem a adoção de novas tecnologias.

Continua após a publicidade

Com uma ampla variedade de modelos e configurações para suportar parques tecnológicos específicos para cada necessidade, o ecossistema de servidores para HPC tem atingido estágios cada vez mais avançados em termos de engenharia. Recursos avançados são combinados para otimizar o investimento de pessoas e empresas para fornecer segurança e estrutura aos projetos, independentemente de suas aplicações serem executadas em plataformas de nuvem ou infraestrutura local. Da mesma forma, ao nível de usuário, a infraestrutura tecnológica desempenha um papel preponderante, apoiando tarefas de conectividade que permitem a troca de informação e ativos entre pessoas e empresas. Assim, investir e focar nestas demandas do mercado digital, à medida que esse cenário de expansão segue em constante aumento, contribui para o desenvolvimento dessas estruturas em nosso país, que passa por um momento de maior crescimento tecnológico.