Publicidade

Apagão deixa cidades do Norte e Nordeste sem luz e sem telecomunicações

Por| 21 de Março de 2018 às 18h24

Link copiado!

EBC
EBC

Um apagão em grande escala deixa diversas cidades das regiões Norte e Nordeste do país sem luz na tarde desta quarta-feira (21). O problema, que começou por volta das 16h, também afetou as telecomunicações da região, desabilitando a banda larga local e causando instabilidade no sinal de redes móveis, de acordo com relatos de alguns usuários. Até o momento em que esta matéria foi escrita, o problema ainda persistia em alguns pontos das regiões.

De acordo com o  Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão foi ocasionado por uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN), mas não soube dar maiores detalhes sobre o problema. Já para o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, a culpa do blecaute foi uma perturbação na usina de Belo Monte, no Pará. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) defendeu-se afirmando que não foi identificada nenhuma falha em sua infraestrutura.

“Hoje, 20 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000 MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento”, afirmou a ONS, em uma nota oficial. “Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200 MW”, explica.

Continua após a publicidade

Além de afetar as telecomunicações, o apagão também causou problemas no tráfego urbano, visto que as sinaleiras pararam de funcionar. Metrôs e trens tiveram seu funcionamento paralisado, e alguns comércios resolveram fechar as portas mais cedo.

Fonte: G1