AMD anuncia sua nova GPU para mercados de automação e controle

Por Redação | 04 de Outubro de 2017 às 10h57

A AMD anunciou nesta semana o Radeon E9170, seu novo processador gráfico voltado para mercados de automação, controle, indústrias aeroespaciais e outros. O grande foco, como normalmente é o caso quando se fala de soluções voltadas para esse mercado, é a redução do consumo de energia e, principalmente, do aquecimento dos dispositivos, em troca de um potencial incrementado de processamento gráfico.

A GPU tem clock de 1,5 GHz e vem em opções de 2 GB ou 4 GB de memória RAM. Ao todo, são oito unidades computacionais e 512 núcleos de processamento, com a placa tendo sido fabricada em processo de 14 nm, garantindo o tamanho compacto com todas as características de eficiência desejadas. São três formatos disponíveis: MCM, MXM ou PCI Express.

Em todas elas, a promessa é de um desempenho até três vezes maior que o das antecessoras, principalmente no que toca a eficiência energética. Além disso, a AMD promete um suporte longo, com o produto tendo uma previsão de sete anos de vida útil. Nesse tempo, ele receberá todo o suporte em termos de assistência técnica, atualizações e outros.

Com saídas HDMI 2.0, DisplayPort 1.43 e suporte para até cinco monitores simultâneos, todos com resolução 4K e uma taxa de 60 quadros por segundo, a Radeon E9170 acaba sendo uma boa opção para máquinas de caça-níqueis e outros jogos disponíveis em cassinos, controle industrial e automação. Além disso, a AMD sugere o uso da nova solução nas indústrias aeroespacial, militar e médica, principalmente em sistemas de verificação ou procedimentos realizados por vídeo.

Além disso, outro mercado que deve receber muito bem a novidade é o de marketing, sobretudo os grandes centros de compras ou eventos que utilizam imagens transmitidas em grandes displays digitais. Basicamente, segundo a fabricante, qualquer segmento que necessite de uma solução para lidar com muito processamento de imagens sem aquecimento pode se beneficiar da solução.

O lançamento das placas Radeon E9170 está previsto para acontecer ainda neste mês no mercado norte-americano. A exceção é a versão com soquete MCM, que tem lançamento marcado apenas para o mês de novembro.

Fonte: AMD

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.