Telecom Italia faz proposta de fusão entre TIM e GVT no Brasil

Por Redação | 14 de Agosto de 2014 às 15h16

Depois de pouco mais de uma semana após a Telefónica ter feito uma oferta de cerca de R$ 20,1 bilhões para a Vivendi na compra da GVT, o presidente da Telecom Italia, Marco Patuano, ofereceu na última quarta-feira, 13, ao executivo Vicent Bolloré, uma fusão no Brasil entre as empresas TIM e GVT. O objetivo de fundir as duas operadoras brasileiras foi noticiado pelo Wall Street Journal, que afirmou ter obtido acesso às informações das negociações.

Tais negociações envolvem participação de capital de 8,1%, além de um acordo que envolveria uma ajuda da Telecom Italia para distribuir os produtos da Vivendi no Brasil e na Itália. O jornal norte-americano ainda diz que a oferta foi apresentada durante uma reunião que aconteceu na semana passada em Paris. Ainda não se sabe quais são os valores que fazem parte da oferta. Apesar disso, Bolloré prometeu levar a proposta ao Conselho de Administração da Vivendi juntamente com a proposta feita pela Telefónica.

A proposta da Telecom Italia serve como alternativa à da Telefónica. A oferta da companhia espanhola, considerada "atrativa" pela Vivendi, consiste em pagamento de 60% em dinheiro e os 40% restantes em ações da Vivo, marca controlada pela Telefónica no Brasil. Coincidentemente, a Telefónica é uma das principais acionistas da Telecom Italia, com quem está agora disputando a compra da GVT.

Pelo que se pode notar, apesar de não estar à venda, a GVT está sendo considerada uma boa aposta pelas principais operadoras do país que querem expandir suas atuações no Brasil.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/43567/43567

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.