Pesquisa afirma que gastos com TI devem crescer 3,1% em 2014

Por Redação | 06 de Janeiro de 2014 às 15h33

Uma pesquisa realizada pelo Gartner indica que, após um 2013 estável, 2014 deve ser o ano em que os gastos com tecnologia da informação voltarão a crescer. De acordo com o instituto, em reportagem da agência Reuters, o aumento deve ser de cerca de 3,1% e motivado principalmente pelo uso do Big Data oriundo de smartphones e outros dispositivos móveis.

Ao todo, cerca de US$ 3,8 trilhões devem ser gastos ao longo do ano corrente, sendo o setor de softwares empresariais o mais aquecido do período. A expectativa é que esse mercado cresça 6,8% em 2014, acumulando US$ 320 bilhões, e auxiliando as empresas nos processos B2C.

A busca, como sempre, é por vantagens competitivas. A análise do grande fluxo de dados oriundo da experiência dos clientes com a tecnologia necessita de ferramentas e é justamente aí que está o grande aquecedor do mercado de tecnologia da informação. As compras de computadores, tablets e smartphones por empresas também devem crescer 4,3%.

Por outro lado, o Gartner reviu suas previsões para o setor de telecomunicações, devido à redução de taxas e valores principalmente no mercado chinês. Apesar de ainda representar mais de 40% do total de gastos totais em TI no mundo, o segmento deve apresentar crescimento de 1,2%, contra 1,9% apresentado em relatórios anteriores do instituto.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.