Oracle lança atualização que permite melhor gereciamento de banco de dados

Por Redação | 04.06.2014 às 09:11

A Oracle se prepara para oferecer às empresas um serviço de banco de dados baseado na nuvem ainda mais eficiente. Nesta terça-feira (03) a empresa lançou uma atualização para o software Oracle Enterprise Manager, que agora oferece a possibilidade para que as organizações utilizem base de dados prontas. As informações são da PC World.

A versão 12C 4 do programa é a primeira versão que "oferece bases de dados de nível empresarial como um serviço de alta disponibilidade e recuperação em casos de danos", segundo o diretor sênior de gerencimento de produtos da linha Oracle Enterprise Manager, Dan Koloski.

A nova versão também oferece avanços em relação a gestão de middleware e de controle de acesso. O programa também visa o gerenciamento de grandes implementações de hardware e software, tanto da própria Oracle como de outros fornecedores.

O software foi lançado em 2011 com a função de implantar, medir, gerenciar e otimizar o banco de dados baseado na nuvem das empresas. Ele oferece uma API (Application Programming Interface) que permite que as empresas façam modificações para se adaptarem melhor a cada necessidade, tornando o programa mais flexível.

Com a atualização, a Oracle garantiu que o Enterprise Manager 12C identifique possíveis problemas no sistema e apresente diagnósticos. Mesmo diante de uma falha com a instalação de um novo banco de dados, o sistema pode trabalhar em reverter as alterações para que nada seja perdido.

Koloski ainda adianta que o programa agora fornece um breve tutorial inicial para automatizar as configurações recomendadas. "Podemos dar o melhor conhecimento sobre a melhor maneira de configurar o software", afirmou.

O Enterprise Manager 12C 4 também disponibiliza uma visão geral do Oracle Fusion Middleware 12C, que se trata de um programa, também para empresas, de suporte para aplicativos Java. A atualização permite que o software faça uma varredura e indique possíveis problemas dentro de uma máquina virtual Java.

Essa nova versão do programa da gigante norte-americana conta ainda com gerenciamento de perfis e credenciais atribuídas a vários usuários, facilitando o controle de toda a base de dados da empresa. O 12C 4 é a primeira versão do Enterprise Manager a suportar a versão 3 do Simple Network Management Protocol (SNMP), protocolo para gerenciamento de dispositivos de rede.