Oracle anuncia seu primeiro banco de dados desenvolvido para a nuvem

Por Redação | 03 de Julho de 2013 às 16h16

A Oracle anunciou que seu primeiro banco de dados desenvolvido para a nuvem já está disponível no mercado. O download do Oracle Database 12c pode ser feito no site da Oracle Technology Network (OTN).

Na semana passada, a empresa anunciou uma série de alianças com empresas-chave, incluindo a Microsoft, para aumentar seus esforços de competir com outras companhias no mercado de computação na nuvem.

O Oracle 12c promete um aumento na qualidade e no desempenho de aplicativos, redução no tempo gasto com a gestão de armazenamento e a obtenção da máxima disponibilidade. Confira as principais características do novo banco de dados.

Nova arquitetura Multitenant

O novo banco de dados conta com uma nova arquitetura Multitenant, que simplifica o processo de consolidação de bancos de dados na nuvem, permitindo que os clientes gerenciem vários bancos como um só, sem alterar seus aplicativos.

"Essa nova arquitetura oferece outros recursos de cloud computing, como provisionamento simplificado, clonagem e priorização de recursos, sem a necessidade de grandes alterações aos aplicativos", disse Andrew Mendelsohn, vice-presidente sênior de Tecnologias de Servidor de Banco de Dados da Oracle, por meio de um comunicado.

O Oracle Multitenant também funciona com todos os recursos do Oracle Database.

Otimização automática de dados

O Oracle Database 12c traz novos recursos de otimização automática de dados. Um Heat Map monitora a atividade de leitura/gravação do banco de dados, possibilitando que os administradores identifiquem facilmente os dados hot (muito ativos), warm (somente leitura) e cold (raramente lidos) armazenados nas tabelas e partições.

Administradores de bancos de dados (DBAs) poderão definir facilmente as políticas gerenciadas dos servidores para automatizar a compactação e a colocação de dados de OLTP, Data Warehouse e arquivamento em camadas, com base na atividade e no tempo de existência dos dados.

"Entre os principais desafios que os gerentes de datacenters enfrentam estão o custo, a complexidade e a inflexibilidade impostos pelo grande número de bancos de dados de produção operando em configurações fixas de servidor, a maioria dos quais substancialmente subutilizada", disse Carl Olofson, vice-presidente de Pesquisa de Software, Integração de Dados e Gestão de Bancos de Dados da IDC, por meio de comunicado.

Eficiência na gestão de bancos de dados e simplificação das análises de Big Data

A integração com o Oracle Enterprise Manager 12c Cloud Control auxilia os administradores a implementar e gerenciar a nova funcionalidade do Oracle Database 12c, que inclui novidades como a arquitetura Multitenant e a edição de dados.

Ele também aprimora os recursos MapReduce residentes no banco de dados para Big Data por intermédio da correspondência de padrões de SQL, que viabiliza a descoberta imediata e escalável de sequências de eventos empresariais, como transações financeiras, logs de rede e de sequência de cliques (clickstream). Novos algoritmos preditivos residentes no banco de dados também ajudam os analistas a analisar melhor as informações empresariais.

Segurança em camadas

O Oracle Database 12c inclui mais inovações de segurança que as versões anteriores, ajudando os clientes a enfrentar as crescentes ameaças e cumprir as regulamentações cada vez mais exigentes em termos de privacidade dos dados.

Os novos recursos de edição permitem que as empresas protejam dados confidenciais, como números de cartões de crédito, sem ter de fazer alterações nos aplicativos que os exibem, pois são editados de maneira simultânea a execução, baseados em políticas pré-definidas e nas informações da sessão da conta.

O novo banco de dados da Oracle inclui ainda o o novo Run-Time Privilege Analysis, que permite identificar as funções e os privilégios que realmente estão sendo usados, ajudando a revogar privilégios desnecessários e aplicar o mínimo deles com a segurança de que as operações da empresa não serão prejudicadas.

Webcast

Quem estiver interessado em aprender mais sobre o novo banco de dados da Oracle poderá acompanhar o webcast de lançamento do Oracle Database 12c, que será apresentado por Andy Mendelsohn, vice-presidente sênior de Tecnologia de Servidores de Bancos de Dados da Oracle, e Tom Kyte, arquiteto da Oracle. O webcast está programado para o dia 10 de julho de 2013, às 13h (horário de Brasília).

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.