Itaipu bate recorde: capaz de abastecer mundo inteiro por 2 dias

Por Redação | 03.01.2014 às 08:10

A usina de Itaipu, segunda maior hidrelétrica do planeta em capacidade instalada (perde apenas para a Usina de Três Gargantas, na China) e a maior em geração, alcançou no dia 31 de dezembro a marca de 98.5 milhões de MWh (megawatts/hora) produzidos, novo recorde mundial e que ultrapassa a quantidade gerada em 2012 (98.2 milhões de MWh), segundo um comunicado da empresa.

O volume produzido seria suficiente para suprir a demanda energética do mundo inteiro por 48 horas, e a do Brasil por 79 dias, segundo a revista Exame.

Em segundo lugar, aparece a usina hidrelétrica chinesa de Três Gargantas, a maior hidrelétrica em capacidade instalada no mundo, que registrou geração de energia em torno de 10% menor quando comparada a Itaipu.

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, Itaipu responde atualmente por 16,9% da energia consumida pelo Brasil (de um universo de mais de 3 mil usinas) e por 75% do consumo do Paraguai.

Já a usina chinesa possui 32 turbinas e fica sobre o rio Yang-Tsé, de maior potencial energético, mas sua produção é inferior à de Itaipu por causa da diferença na regularidade dos rios que a alimentam.

Usina de Tres Gargantas

Usina chinesa

O rio Paraná, que nasce no Brasil e desemboca no rio da Prata e é o segundo mais extenso da América do Sul, corre rápido sobre um leito rochoso de basalto no trecho da hidrelétrica e durante o ano há pouca variação no volume. Já o rio Yang-Tsé registra variações bastante pronunciadas, com grande volume em épocas de desgelo e muito baixo na temporada de inverno.