Infográfico: o impacto dos data centers no meio ambiente

Por Redação | 15 de Abril de 2014 às 13h56

Já parou para pensar em como você consegue acessar a internet da sua casa ou trabalho de forma tão rápida e praticamente instantânea? Utilizar esse serviço é simples, mas o caminho percorrido pelos dados gerados e visualizados por milhões de usuários é bastante longo e mais complicado do que parece. Todas as informações dos sites, páginas, arquivos e outros conteúdos da web ficam armazenadas em grandes computadores, um ao lado do outro, os chamados data centers.

Google, Amazon, Microsoft, Facebook, Apple e tantas gigantes da tecnologia possuem centenas dessas máquinas poderosas que requerem grandes quantidades de energia, e a construção de novos servidores está a todo vapor. No entanto, a preocupação dessas empresas está em como tornar seus data centers aparelhos ecologicamente corretos – uma tarefa quase impossível levando em consideração que os centros utilizam toda a energia gerada, causando impacto no meio ambiente.

Dessa forma, o objetivo das corporações é fazer com que seus servidores trabalhem com energias limpas e renováveis. O caminho é difícil, mas se mostra necessário para reduzir o impacto ambiental causado pelos data centers. E para mostrar como isso pode acontecer, o site The Best Computer Science Schools preparou um infográfico com alguns dados interessantes sobre o tamanho das máquinas que guardam os dados de rede e a importância de se desenvolver novas tecnologias para criar data centers mais limpos.

O Canaltech traduziu o conteúdo completo. Veja abaixo:

Infográfico Big Data
Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.