Huawei lança switch para expansão de redes SDN no país

Por Redação | 25.06.2014 às 10:45

A Huawei anunciou a disponibilidade do Agile Switch S12700 para o mercado brasileiro. Trata-se do principal componente da solução Huawei Agile Network e a primeira solução do mercado a aplicar o conceito SDN, redes definidas por software.

O Huawei Agile Switch S12700 é totalmente programável e pronto para SDN, além de oferecer alta capacidade, alcançando taxas superiores a 37 Tbit/s, possuindo suporte para comunicações com ou sem fio em redes convergentes de alta velocidade. Com essa solução, as empresas brasileiras poderão se beneficiar da tecnologia SDN, planejar e implementar suas redes de acordo com suas próprias necessidades e oportunidades de negócios. O Agile S12700 garante boa performance para ambientes tradicionais de TI e para os baseados em BYOD (Bring Your Own Device).

O Agile Network chegou recentemente a alcançar a marca de 200 implementações de redes empresariais em todo o mundo. Essas incluem redes para áreas do governo e de empresas do setor de finanças, saúde, transporte, educação e mídia.

A novs tecnologia possibilita um melhor desempenho de aplicações das redes, que incluem recursos de configuração e gerenciamento unificados com funcionalidades avançadas de segurança e redes sem fio, tornando significativamente mais simples os processos de operação e manutenção da rede.

Rômulo Horta, Diretor de Marketing da Huawei Enterprise no Brasil, ressaltou a importância da nova tecnologia para as empresas nacionais. "O data center é atualmente o coração das operações de negócios de uma empresa e cada filial acaba se tornando um novo centro computacional, o que aumenta a demanda por conectividade da rede com alta performance".

Tanto os data centers quanto as redes das filiais podem se beneficiar das soluções Agile Network da Huawei. Elas também foram projetadas para serem abertas e interoperáveis com plataformas de nuvem da VMware, OpenStack, Microsoft CloudOS e Huawei Fusion Sphere, por exemplo.

Para as empresas ligadas ao setor da educação, a solução da Huawei tem auxiliado diversas escolas e universidades a criarem suas próprias redes baseadas na nuvem virtualizadas e orientadas por SDN. Essa tecnologia possibilita que professores compartilhem conhecimento e pesquisas com seus colegas, bem como interações online em tempo real com os estudantes de maneira mais eficiente.

De acordo com a recente pesquisa SDN/NFV realizada pela Current Analysis, líder em análises do setor, a Huawei foi classificada como a principal fornecedora de SDN e de Virtualização das Funções de Rede (NFV, na sigla em inglês) pelas operadoras de telecomunicações.