Huawei dá um passo a frente e investe U$ 600 milhões em pesquisa da rede 5G

Por Redação | 06.11.2013 às 16:43

Mal chegamos a experimentar os prazeres oferecidos pela rede 4G aqui no Brasil e já tem gente pensando na sucessora da tecnologia, noticiou a Info Exame.

Participante de um grupo cujo objetivo é pesquisar sobre a 5G, a Huawei largou na frente de Samsung, Telefônica e BT e anunciou um investimento na cifra de U$ 600 milhões – que serão aplicados até 2018. As pesquisas deverão estudar os padrões da tecnologia como interferências, disponibilidade de espectros e, principalmente, o desenvolvimento de arquiteturas capazes de lidar com a crescente demanda por mais velocidade.

De acordo com Eric Xu, CEO rotativo da Huawei, as pesquisas garantirão "o cumprimento das exigências dos consumidores por conexões cada vez mais rápidas e melhores". Para ele, a expectativa é que "as pessoas baixem filmes em alta definição em um segundo", já que há expectativa que essas redes atingirão um pico de até 10Gbps – cerca de 10 vezes mais rápido que o cenário atual oferecido pela 4G-LTE.

Com lançamento previsto para 2020, a 5G já vem recebendo investimentos da Huawei desde 2009, como lembra a Investimentos e Notícias. Desde então a empresa chinesa já demonstrou protótipos de estações base 5G com capacidades de até 50Gbps em duas oportunidades.

Vale ressaltar que 5G é o nome do termo que vem sendo utilizado para fazer referência à tecnologia que substituirá o atual padrão 4G-LTE. Detalhes adicionais sobre suas especificações ainda não foram fornecidos.