EMC oferece solução de armazenamento e análise de Data Lake

Por Redação | 03 de Abril de 2015 às 14h51

A chegada dos dispositivos vestíveis, como os relógios inteligentes, somada à constante multiplicação de smartphones e tablets, juntamente com as inovações da Internet das Coisas, entre outros fatores, têm feito com que as empresas busquem cada vez mais soluções de armazenamento e análise em larga escala. Neste cenário, a EMC Corporation, especialista em capacitação de provedores de serviços e empresas, lança a partir do dia 15 de abril o Federation Business Data Lake, que promete rápida instalação nas empresas e simplificação no uso das ferramentas.

“Como o número de dispositivos conectados continua a crescer vertiginosamente, o mundo dos negócios digitais está abalando os modelos tradicionais. Já não se trata apenas do produto em si, mas também dos dados e da aplicação dos dados. Com o Big Data, as organizações podem coletar tantos dados quanto possível e aplicar técnicas analíticas para entendê-los, fazer previsões e agir, o que resulta na criação de novos modelos de negócios. Soluções de big data como o Federation Business Data Lake permitem que as organizações reúnam dados, lógica analítica e aplicativos para viabilizar novas oportunidades de negócios", comenta Jeff Kelly, analista-chefe de Big Data da comunidade global de pesquisadores de tecnologia Wikibon.

O setor vive um momento em que é possível capturar e processar grandes quantidades de dados devido ao crescimento do armazenamento de baixo custo e da computação sem limites, juntamente com a invenção de novas tecnologias que permitem análise em tempo real e conexão direta com a ação, por meio de novos aplicativos e produtos. Essas tecnologias de armazenamento e lógica analítica, junto com os enormes conjuntos de dados, compõem o Business Data Lake.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Os Business Data Lakes estão se tornando uma grande prioridade corporativa porque preenchem uma lacuna crítica deixada pelo data warehousing. Um Business Data Lake contém dados estruturados e não estruturados de uma ampla variedade de fontes, e a lógica analítica concentra-se na criação de modelos para prever o futuro. As empresas com Data Lakes bem-sucedidos estão utilizando os dados e os modelos preditivos para criar novos produtos, aplicativos e modelos de negócios a fim de redefinir seus setores, assumindo ou ampliando seu papel de “líder de mercado”.

DATA LAKE

Implementado em sete dias, de acordo com a EMC, o Federation Business Data Lake atua em conjunto com a tecnologia em nuvem Enterprise Hybrid Cloud Solution, como solução convergente da EMC Federation, que redefinirá a infraestrutura a fim de maximizar a velocidade e a agilidade das organizações de TI, que estão implementando nuvens híbridas e Data Lakes.

Entre as principais funções de um Business Data Lake, estão:

  • Armazenar: armazena os dados estruturados e não estruturados para todos os tipos de lógica analítica, de diversas fontes, combinando capacidade e desempenho conforme o necessário para o caso de uso de lógica analítica.
  • Analisar: oferece ferramentas modernas de gerenciamento de dados para todos os tipos de lógica analítica, inclusive os baseados em Hadoop, em memória, não SQL e processamento MPP de scale-out.
  • Revelar e agir: fornece dados aos usuários e aos aplicativos para permitir mudanças em tempo real nos resultados e para influenciar decisões importantes.

O Federation Business Data Lake busca uma implementação mais fácil de Business Data Lake, já que o processo é ainda um pouco complicado, principalmente pra quem nunca utilizou estrutura semelhante. A EMC Federation of Companies (formada pela EMC Information Infrastructure, Pivotal e VMware) fornece a funcionalidade básica do Federation Business Data Lake para suprir as necessidades funcionais essenciais: armazenar, analisar, revelar e agir.

A solução possui uma camada de lógica analítica completamente virtualizada com o software VMware sendo executado em plataforma de infraestrutura em nuvem Vblock, com casos predefinidos de uso de lógica analítica, além de provisionamento e configuração automáticos. O EMC Isilon fornece o Data Lake Storage Foundation, para aumentar a capacidade e o desempenho.

A camada de lógica analítica é formada pelo software Pivotal Big Data Suite, que inclui o PivotalHD, apresentando o HAWQ, engine líder mundial em SQL-on-Hadoop. Ele também fornece SQL de classe empresarial, o que permite integração e interoperabilidade perfeitas com as principais plataformas de lógica analítica, como SAS, Tableau e outras, para dados armazenados no Hadoop. A EMC também oferece dois Business Data Lakes adicionais para permitir integração com a opção de distribuição Hadoop do cliente, inclusive Cloudera e Hortonworks, juntamente com qualquer distribuição futura de Hadoop baseada em Open Data Platform.

“Praticamente todo modelo tradicional de negócios enfrenta alguma perturbação duradoura no médio prazo. O caminho mais rápido para a vantagem competitiva será trilhado por quem for capaz de reconhecer e criar valor a partir do crescimento massivo dos dados, mas isso exigirá uma nova abordagem. O Federation Business Data Lake facilita o aproveitamento de todos os tipos de dados para criar modelos preditivos que capacitam os novos aplicativos, produtos e modelos de negócios a redefinir os setores”, destaca Josh Kahn, vice-presidente sênior de soluções globais da EMC Corporation.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.