Ciena traz laboratório móvel a São Paulo para demonstração de soluções de rede

Por Rafael Romer | 08 de Dezembro de 2014 às 18h25
photo_camera Rafael Romer/Canaltech

Até a próxima quinta-feira (11), a empresa de soluções de rede Ciena exibe em São Paulo o FutureLab, seu laboratório móvel com demontrações de soluções e tecnologias da empresa.

Montado completamente em um caminhão, o laboratório saiu pela primeira vez dos Estados Unidos para uma passagem de três semanas no Brasil, primeiro pelo Rio de Janeiro e, agora, na capital paulista – onde está desde a última segunda-feira (1) no estacionamento do Shopping Morumbi. No final da semana, o laboratório volta à Florida.

O objetivo da iniciativa é divulgar e demonstrar as principais tecnologias de transmissão de dados via redes de telecomunicações da empresa, além de servir como espaço para reuniões com clientes e treinamento de pessoal em soluções da Ciena. Na primeira semana em São Paulo, o laboratório recebeu cerca de 300 pessoas e 12 clientes.

Entre as demonstrações presentes no caminhão está a solução de banda sobre demanda da empresa, que permite a alocação dinâmica de banda em tempo real conforme a necessidade de uma rede.

A tecnologia pode ser utilizada por operadores para gerar receitas extras através de entrega de bandas superiores às normalmente contradas por um cliente por meio de "pacotes" extras de banda, somente em períodos de picos de tráfego – como um estádio de futebol em dia de jogo, por exemplo. O provisionamento pode ser feito de maneira automática pelo sistema ou pedido pela empresa ao provedor em momentos específicos.

Dentro do laboratório, a empresa demonstra um uso prático para o provisionamento de banda para o setor médico, através da transmissão de imagens de uma tomografia, por exemplo, enviando arquivos grandes que podem chegar a 20 GB.

"Uma clínica no interior não precisa de 5 GB de banda todo dia, a toda hora. Então ela pode pedir para aumentar a banda, transmitir aquela imagem, depois voltar ao normal de novo", explica o gerente senior de produtos da Ciena, John Hawkins.

Atualmente, a empresa atua com a solução junto a cinco operadores nos Estados Unidos. No Brasil, já há uma prova de conceito.

Há também uma demonstração de transmissão de vídeos 4K sem compressão, que permite que imagems de Ultra Full HD sejam capturadas e passadas a estúdios de pós-produção sem perda de qualidade e em alta velocidade. Na demonstração dentro do laboratório móvel, foi possível transmitir conteúdo 4K a uma velocidade de até 14 Gbps através da gestão do tráfego da rede.

O tour com o laboratório móvel já é realizado pela Ciena há cerca de seis anos nos Estados Unidos, onde o caminhão é levado até clientes específicos ou feiras do setor de TI e telecom. O plano inicial era que o FutureLab viesse ao Brasil para a Futurecom deste ano, mas por conflito com a agenda norte-americana, a visita foi adiada. Por enquanto, não há novos planos para trazê-lo de volta ao Brasil ou a outros países da América Latina.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!