Brasil terá novo cabo submarino para tornar internet mais rápida e barata

Por Redação | 17 de Janeiro de 2014 às 13h05

O Brasil vai ganhar um novo cabo submarino de fibra óptica, que vai ligar o país à Europa e promete tornar o acesso à internet por aqui mais rápido e barato. A iniciativa foi aprovada nesta quinta (16) pela Telebras e a construção vai acontecer por uma parceria entre a instituição, a espanhola IslaLink Submarine Cables e fundos de investimentos.

A nova infraestrutura será operada por uma empresa de capital misto criada especificamente para esse fim. A divisão entre as ações é de 35% para a Telebras, 45% para a IslaLink e 20% para os fundos, que prometem investir US$ 185 milhões, ou cerca de R$ 435 milhões, em um projeto que tem conclusão prevista para 2016.

De acordo com informações da Reuters, a expectativa da Telebras é iniciar a construção do cabo no início do segundo trimestre. A ideia é que o cabo torne a velocidade de transferência de dados mais rápida, tornando a internet mais ágil e mais barata para os brasileiros. Além disso, o cabo também teria importância estratégica para o governo federal, por criar uma linha de transmissão direta entre nosso país e a Europa, sem interferência dos Estados Unidos.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.