Apagão atinge 11 estados brasileiros

Por Redação | 04.02.2014 às 19:52

Um apagão atingiu parte do Brasil na tarde de hoje (04/02). A falta de energia durou apenas alguns minutos e na maioria das cidades a força foi reestabelecida antes das 15h. Os estados mais afetados foram os do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, mas também foram registradas quedas no Norte.

Ao todo, 11 estados foram afetados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiânia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e, no norte, o Tocantins. Mais de 3,5 milhões de consumidores sentiram a falta de energia.

Segundo a Eletropaulo, apenas em São Paulo foram mais de 1,2 milhão de usuários atingidos. Já no Rio de Janeiro a Light e a Ampla estimam um número superior a 880 mil. Em uma entrevista coletiva marcada emergencialmente, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, descarta a possibilidade de sobrecarga no sistema devido ao aumento do consumo de energia com o calor.

Outras especulações apontavam que o problema estava na falta de chuvas e a queda de níveis das principais hidrelétricas do país, porém Zimmermann também afastou essa possibilidade afirmando que o sistema elétrico do país é estável. Entretanto, o secretário não soube informar o que provocou o apagão.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou em nota que às 14h03 foi registrada uma falha na transmissão de energia na rede que liga o Norte ao Sudeste, o que provocou a interrupção no fornecimento.

Para evitar que o problema fosse ainda maior, o ONS solicitou o alívio de energia, o que causou o desligamento automático de distribuidores locais. Ainda segundo o ONS, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência foi normalizada às 14h41. Entre as distribuidoras que interromperam o fornecimento de energia elétrica estão a Eletropaulo, de São Paulo, a Copel, no Paraná, a Celesc, em Santa Catarina e a Light, no Rio de Janeiro. A Light informa que procedeu conforme as orientações do ONS, com o desligamento de 17 subestações.

Apagão no Nordeste

A preocupação dos brasileiros com os apagões é frequente. No mês passado, todos os estados da região Nordeste ficaram sem energia elétrica por algumas horas. Na ocasião, a distribuição foi diminuída de 10 mil megawatts para apenas mil megawatts. Hoje, o corte foi de 5 mil MW.