Teremos smartphones rodando Windows 10 já na IFA 2015?

Por Igor Lopes | 25.04.2015 às 15:48

* Em Malta

Na manhã deste sábado (25), o diretor executivo da IFA, Jens Heithecker, foi pego de surpresa por uma pergunta vinda do público durante a IFA Global Press Conference: "A Microsoft mostrará smartphones rodando Windows 10 na IFA 2015?"

pergunta ms

A princípio, podemos pensar que esta é uma pergunta até estúpida, visto que a fabricante do Windows não costuma dar bola para feiras como a IFA e até mesmo a CES nos últimos anos - pelo contrário: ela promove a sua própria, chamada Build, que por acaso acontecerá na próxima semana em San Francisco (EUA). É na Build que a empresa faz seus lançamentos e anúncios, principalmente relacionados às novas versões do Windows. Mas alguns indícios aqui na IFA Global Press Conference dão a entender que há uma recente aproximação entre a feira alemã e a gigante norte-americana.

O primeiro desses indícios foi a presença de Bryan Biniak, gerente geral da área de Developer Experiences da Microsoft, que apresentou um painel para os jornalistas aqui no evento. O segundo foi a resposta dada pelo diretor executivo da IFA quando a pergunta do início do texto foi feita a ele. Bastante reticente e meio sem graça, Jens comentou: "Não sei o que dizer, não sei se posso... Bom, toda a linha da Microsoft estará exposta na IFA, é tudo o que posso falar no momento".

Na edição 2014 da IFA, a Microsoft se fez presente de uma forma bem tímida. Curiosamente no mesmo dia da abertura da feira, ela promoveu um evento próprio, também em Berlim, para lançar os Lumia 730/735 e 830 (clique para ver nossos hands-on). Esse evento não teve nenhuma relação com a IFA em si, mas os aparelhos foram expostos em uma bancada bastante simples, dentro do stand de uma operadora de telefonia.

Seria este o início de uma mudança estratégica da Microsoft? Poderemos esperar por aparelhos rodando o Windows 10 já na feira de Berlim, em setembro? Só o tempo dirá.

* O jornalista viajou a convite da IFA.