IFA: Intel demonstra sistema de carregamento sem fio capaz de carregar notebooks

Por Redação | 02.09.2015 às 13:01 - atualizado em 02.09.2015 às 13:42

Durante a IFA 2015, que acontece nesta semana em Berlim, a Intel demonstrou uma unidade de carregamento sem fio com energia suficiente para recarregar a bateria de um notebook. A novidade deve chegar ao mercado de 2016 e vai realizar um sonho antigo de livrar sua mesa de cabos.

De acordo com a fabricante de chips, o novo sistema pode lidar com até 20 watts de potência, cerca de quatro vezes mais do que os atuais dispositivos de carregamento wireless para smartphones oferecem.

A unidade de carregamento pode ser acoplada ao lado ou embaixo de uma mesa para enviar energia para os dispositivos que estão sobre o móvel. Durante a demonstração, a Intel usou o dispositivo para alimentar dois smartphones simultaneamente e também mostrou que é possível utilizá-lo em um notebook que se transforma em tablet.

O dispositivo apresentado ainda é um protótipo e, por isso, ainda possui um alcance de cerca de 20 centímetros de diâmetro para o envio de energia via wireless. A estação de carregamento da Intel é baseada num sistema de ressonância magnética que, por sua vez, é resultado de uma fusão entre dois concorrentes: "Alliance for Wireless Power" e "Power Matters Alliance". Seu maior concorrente ainda é o padrão Qi.

A Intel disse que está trabalhando em parceria com fabricantes de equipamentos sobre sua nova tecnologia e espera ver uma série de anúncios no próximo ano. A falta de compatibilidade entre tecnologias concorrentes tem atrasado a popularização de tecnologias de carregamento sem fio para dispositivos móveis, mas parece que a indústria finalmente resolveu se unir para padronizar as tecnologias.

A novidade da Intel foi demonstrada ao lado de outra tecnologia sem fio, o WiGig, padrão wireless multi-gigabit que atualmente é suportado por dispositivos da HP e da Dell. Com ele, periféricos, como monitores e teclados, se conectam ao hub e o link com o PC é feito por meio do ar. O link WiGig se manteve a cerca de 5 metros de distância do dispositivo de carregamento da Intel durante a demonstração.

Via PCWorld

Acompanhe a cobertura da IFA 2015 diretamente pelo Instagram, Periscope e Snapchat! Nosso perfil é "Canaltech" em todas as redes sociais.