IFA 2018 | O que esperar da feira de tecnologia deste ano

Por Jessica Pinheiro | 29 de Agosto de 2018 às 11h40

O próximo grande evento de tecnologia está próximo de começar. A IFA, que acontece em Berlim, na Alemanha, é considerada uma das maiores feiras do gênero, onde inúmeras empresas, incluindo fabricantes de hardware, apresentam suas mais recentes e inovadoras criações. A edição deste ano começará em 31 de agosto e vai até 5 de setembro.

Para o show, são esperadas as principais marcas de alto-falantes inteligentes, TVs, laptops, smartphones e muitas outras formas de tecnologia. Ao longo da feira, inclusive, haverá conferências para a imprensa, com novidades da Bang & Olufsen, LG, Toshiba, Sony, Philips, Samsung, Casio, Panasonic e Acer. Antes das grandes novidades virem à tona, porém, aqui vai uma lista com previsões do que as grandes empresas irão apresentar na IFA 2018.

Acer

No IFA 2017, a companhia apresentou diversos modelos de computadores, com destaque para o Predator Orion 9000 voltado para jogadores exigentes de plantão. Outros dispositivos que fizeram parte de seu line-up foram tablets multi-touch destacáveis. Neste ano, a taiwanesa queimou a largada e já revelou que vai mostrar novos notebooks e desktops, além de um monitor gamer, óculos de realidade mista e mais.

Asus

Zenbook Flip 14. (Imagem: Laptop Mag)

Em 2017 a Asus apresentou o laptop 2-em-1 mais fino do mundo, o Zenbook Flip 14; além de headsets de realidade mista para o Windows, voltados a reduzir o suor e a fadiga de seus usuários. Para esta edição da IFA, espera-se um aprimoramento nos acessórios voltados a realidade aumentada e/ou virtual. Ainda há boatos de que um novo modelo do Chromebook pode ser apresentado, com processador atualizado, touchscreen e teclado retroiluminado.

BlackBerry

O grande lançamento por parte da BlackBerry neste ano foi o KEY². Boatos sugerem que a empresa poderá apresentar na IFA um modelo Lite (ou Lite Edition) do aparelho, que deverá ser vendido a um preço mais acessível. Os rumores também apontam que as especificações do novo KEY² incluem um processador reduzido com Snapdragon 636 (antes era um Snapdragon 660), 4GB de RAM (antes eram 6 GB) e uma bateria de 3,000mAh (contra 3.500 mAh de antes). Caso as especulações se confirmem, a redução no preço do produto fará mais sentido.

Dell

A companhia geralmente apresenta novos laptops durante a feita e isto deve se repetir nesta edição, mas, claro, apresentando modelos com especificações aprimoradas e que estejam a nível do mercado atual.

Fitbit

Fitbit Charge 2 (Imagem: Tech Advisor)

A empresa especializada em rastreadores fitness é considerada um pouco imprevisível em seus lançamentos. Afinal, eles anunciaram o wearable Charge 2 na IFA 2016; e, antes da edição de 2017, eles lançaram o Fitbit Ionic, primeiro smartwatch da companhia. Neste ano, aparentemente a Fitbit se atencipou à feira e já anunciou Charge 3. Espera-se, portanto, alguma surpresa por parte da companhia para a edição deste ano — ou não.

HTC

Vazamentos recentes sobre a HTC indicam que a empresa provavelmente apresentará o U12 Life em breve, e isto pode acontecer na IFA. O smartphone em questão deve ser uma versão mais acessível e mid-range em termos de especificações em relação ao U12 Plus. Os boatos sugerem que o novo aparelho contará com tela de 6 polegadas com proporção de 18:9, chipset Snapdragon 636, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. Além disso, ele deve ostentar uma dupla de câmeras na parte traseira.

Huawei / Honor

Depois do P20 Pro, o que a Huawei poderia apresentar na IFA deste ano que fosse tão significativo quanto? Uma das apostas é o Mate 20 Pro. Espera-se que o flagship seja, inclusive, lançado ainda em novembro deste ano, com o comentado processador Kirin 980. Esta linha de dispositivos é mais voltada para os negócios do que o modelo P20 e a IFA seria o momento ideal para o anúncio, ainda mais se a fabricante chinesa realmente planejar lançar o phablet ainda este ano.

O Huawei Watch também pode dar as caras no evento em sua terceira versão; ou ao menos é o que o CEO da empresa, Richard Yu, deixou a entender. Por fim, mas não menos importante, com os recentes lançamentos do Honor 9N e Honor Note 10, pode ser que a IFA 2018 seja palco da apresentação do tão comentado Honor Play, cujos boatos apontam para um smartphone voltado para games.

Lenovo

A Lenovo já queimou largada e anunciou 5 novos tablets e um smartwatch no início do mês. Para a IFA, portanto, a empresa deve focar em laptops atualizados, além de um moderno e aprimorado ThinkPad. O dispositivo deverá oferecer 15,6 polegadas e poderá ser mais leve. Boatos sugerem que ele pode se chamar X1 Extreme ou P1. Vale lembrar que, no ano passado, também foi apresentado o primeiro headset de realidade virtual da empresa, o Lenovo Explorer. Com isso, pode ser que nesta edição eles decidam revelar um modelo aprimorado da tecnologia em questão.

LG

LG V40 ThinQ (Imagem: Tech GenYZ)

A LG aparentemente está desenvolvendo o próximo aparelho de sua linha V, o V40. De acordo com os rumores, ele oferecerá cinco câmeras, sendo três na parte de trás e duas na frente. Sabe-se ainda que a empresa sul-coreana apresentará dois smartphones em sua conferência da IFA neste ano. Os dispositivos prometidos são variações intermediária do G7 ThinQ, intitulados G7 One e o G7 Fit.

Ambos deverão apresentar uma tela QHD+ de 6,1 polegadas e câmeras e processadores de especificação básica, além de um pouco menos de RAM e armazenamento interno do que o G7 ThinQ. A LG deve divulgar também outros gadgets durante a feira alemã, como, por exemplo, um robô exoesqueleto que ajudará a levantar objetos pesados; bem como dois novos smartwatches.

Motorola

Com um cronograma de lançamentos aleatório, a Motorola chega à feira europeia envolta em muito mistério e incertezas. O principal chute fica por conta do P30, que pode dar as caras em uma versão global. Outra aposta é o Moto X5, já que na IFA 2017 a empresa apresentou o Moto X4; então, neste ano, pode ser que a empresa revele o sucessor da linha – mesmo com algumas fontes especulando que o aparelho foi cancelado.

Nokia

Assim como aconteceu com o BlackBerry, a Nokia tem focado seus dispositivos para o mercado corporativo. E na IFA devemos ver um smartphone do gênero de alta qualidade, cujos rumores sugerem que irá se chamar Nokia 9. O suposto novo flagship deverá ostentar um Snapdragon 845.

Panasonic

Smart Speakers da linha SC da Panasonic. (Imagem: Twitter)

Depois dos alto-falantes na edição do ano passado, este ano a companhia pode retornar com um novo modelo para a série de smart speakers SC – um sucessor para o SC-GA10 apresentado na IFA 2017. O gadget em questão possuía Bluetooth e ótimo desempenho de áudio, além de ter o Google Assistente incorporado para comandos de voz e o Chromecast para transmitir diferentes tipos de mídias. Com a evolução das inteligências artificiais desde então, é provável que a Panasonic divulgue uma versão mais recente de sua linha. Além disso, são esperados outros eletrônicos, tais como TVs, câmeras, dentre outros.

Philips

Na última edição do evento alemão, a Philips trouxe o seu primeiro televisor Quantum Dot, o Philips 8602. Portanto, é pouco provável que a empresa apresente outro aparelho desse tipo, com tecnologia aprimorada, em uma janela tão pequena de tempo. Porém, pode ser que a empresa invista em outras versões de seu televisor. Sabe-se ainda que a Philips está querendo focar em uma nova linha de monitores curvos e ultrafinos voltados para jogos. Por fim, mas não menos importante, existem rumores de que a Philips poderia lançar suas novas lâmpadas Philips Hue na IFA 2018.

Samsung

O Galaxy Note 9 já foi lançado nos Estados Unidos, então esse pode ser riscado da lista. Idem com o Galaxy Watch e o Galaxy Tab S4. O que resta para a Samsung apresentar na IFA 2018? Talvez uma TV QLED 8K ou algum televisor com tecnologia MicroLED? O Bixby (que chegou recentemente ao Brasil) também pode protagonizar as novidades da empresa com uma versão 2.0, bem como data de lançamento e preço do alto-falante inteligente Galaxy Home. O evento alemão ainda ser palco de mais wearables fitness e fones de ouvido sem fio. Quem sabe?

Sony

Para o show da Sony, é esperado o Xperia XZ3 (possivelmente junto de uma outra versão XZ3 Compact), talvez como uma forma de a companhia se redimir nesse segmento – e em especial, salvando o XZ2 lançado há pouco tempo. Outra novidade que pode pintar é um modelo atualizado do smart speaker LF-S50G anunciado na última IFA, já que todas as gigantes de tecnologia parecem estar apostando fortemente nesse mercado nos últimos tempos. Também é esperado que a Sony apresente novos televisores e novos equipamentos de áudio.

Outras empresas

Smart Watch da Fossil (Imagem: Wearable)

As mais conhecidas foram comentadas, mas existem inúmeras outras que também devem participar da IFA 2018, apresentando suas devidas novidades para o mercado tecnológico. A Fossil, por exemplo, provavelmente trará mais relógios Android Wear, a Casio também pode aparecer com um novo wearable com Wear OS (talvez um sucessor do WSD-F20), e a Misfit provavelmente apresentará novos rastreadores fitness. Por fim, a Razer também deve aproveitar o momento para lançar algum novo produto para computadores.

A IFA 2018 começa nesta sexta-feira (31) e vai até a próxima quarta (5). Aqui no Canaltech você ficará por dentro das principais novidades da feira.

Fonte: Tech Radar, The Verge, Android Central

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.