IFA 2018 | Google Assistente agora é bilíngue e aceita comandos em dois idiomas

Por Carlos Dias Ferreira | 30 de Agosto de 2018 às 19h50
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

A Google anunciou durante a atual edição da feira internacional IFA que o seu Assistente acaba de se tornar bilíngue. A partir desta quinta-feira (30), o software se torna capaz de identificar automaticamente comandos emitidos entre duas línguas previamente definidas; no momento, a lista inclui inglês, espanhol, alemão, japonês, francês e italiano, com a promessa de novos idiomas logo nos “próximos meses”.

Com a novidade, a empresa quer tornar as conversas com o Assistente mais práticas, sem a necessidade de alterar configurações internas de idioma sempre que houver necessidade. A Google também afirmou que a detecção não deve tornar o processo mais lento, já que a instrução é executada paralelamente por meio de um modelo de identificação batizado de LangID.

Basicamente, o programa sempre começará traduzindo simultaneamente as falas para as duas línguas previamente selecionadas pelo usuário. Ao chegar à conclusão sobre qual idioma está sendo utilizado, o Assistente excluirá as linhas obtidas da segunda opção, redirecionando todo o processamento para a língua identificada. A fim de tornar o processo ainda mais rápido, a Google afirmou que o LangID deve considerar não apenas o vocabulário, mas também a frequência com que as palavras são ditas e o aparelho no qual o Assistente está instalado.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
Detecção de idiomas pelo Assistente deve ocorrer com traduções simultâneas, sem comprometer o processamente, conforme garante a Google. (Imagem: reprodução/Google)

Por fim, a Google também prometeu que o Assistente será capaz de operar em 30 novos idiomas até o final de 2018. Até o momento, o software reconhece pelo menos 15, incluindo Hindi, marata, indonésio, inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português, espanhol, holandês, russo e sueco.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.