IFA 2016: feira deve realizar maior edição da história este ano em Berlim

Por Igor Lopes | 19.04.2016 às 08:08

Em Hong Kong *

Em pleno período de crise global, a IFA está crescendo. A feira, que acontece todo mês de setembro na capital da Alemanha e é palco dos principais lançamentos de tecnologia de consumo no segundo semestre, vai não apenas ocupar um espaço extra em sua edição europeia, mas também estrear em território asiático. Esta semana acontece a CE China, versão "pocket" que tem como objetivo fincar os pés nesse mercado cada vez mais disputado por empresas do mundo inteiro.

A IFA é hoje a maior feira de negócios para eletrônicos de consumo do mundo, e o Canaltech é parceiro de mídia no Brasil. Mas o que esperar da edição 2016? "Uma clara tendência este ano é o crescimento dos dispositivos conectados. Acreditamos no crescimento contínuo da demanda por smartphones (+7% a nível global), além de dispositivos de áudio e vídeo, gadgets dos mais diversos tamanhos e funções que se conectam entre si, seja diretamente ou via internet. Essa conectividade promove aplicações totalmente inovadoras, como smart homes, tracking fitness e de saúde, pagamentos mobile entre outros. Os consumidores estão só começando a descobrir a Internet das Coisas", explica Jurgen Boyny, diretor global de Consumer Electronics da GfK empresa de pesquisas parceira da IFA.

Para além das fronteiras

Pela primeira vez a IFA extrapolará o espaço do Messe, em Berlim, onde sempre aconteceram suas edições. Uma feira paralela, focada no mercado B2B, acontecerá no Station Berlin e deverá reunir os visitantes de negócios. Serão 10.000 m² de espaço extra que se somarão aos 150.000 m² do ambiente original. Esta nova área será ocupada por OEMs, ODMs, fabricantes de componentes e potenciais clientes e parceiros.

A Station Berlin fica a 20 minutos do evento principal e a organização vai oferecer shuttles durante todo o tempo do evento, ligando os dois espaços.

Uma outra novidade tem a ver com o mercado asiático. Aliás, por isso a conferência de imprensa global está acontecendo aqui em Hong Kong e em Shenzhen: a partir de amanhã (20) começa a CE China, um evento "irmão" da IFA berlinense, focada nos países da Ásia. A versão "pocket" deve acontecer todos os anos a partir de agora, e ganhar corpo à medida que o tempo for passando e o evento for amadurecendo.

Nessa primeira edição chinesa, o evento já ocupará 30.000 m² do Shenzhen Convention and Exhibition Center, com espaço totalmente tomado por empresas de tecnologia que têm interesse no mercado da região. O Canaltech também participará da feira nos próximos dias. Aguarde pelas novidades!

* O jornalista viajou a convite da IFA.