O que esperamos ver na IFA 2014

Por Luciana Zaramela | 18.08.2014 às 08:35 - atualizado em 18.08.2014 às 13:33

Estamos a menos de um mês de uma das maiores feiras de tecnologia do mundo: a IFA 2014. Marcada para acontecer em Berlim de 5 a 10 de setembro, o evento reúne grandes nomes da tecnologia para mostrar novos produtos, que vão desde smartphones até televisores. E o que dita o ritmo da feira é uma só palavra de ordem: inovação.

Enquanto a IFA não começa, do lado de cá nós ficamos ansiosos com o que deve dar as caras por lá; afinal, gigantes como Samsung, LG, Nokia, Sony e Asus já estão no alvo das especulações. Enquanto arrumamos nossas malas (sim, estaremos na feira para mostrar para você, em primeira mão, os principais lançamentos), aproveitamos para também reunir alguns dos principais destaques que podem ser anunciados no evento. Veja só.

Asus

A Asus já tem coletiva de imprensa programada mas ainda não deu nenhum detalhe, nenhuma dica do que pode estar por vir. Há quem diga que nessa edição da IFA a empresa irá mostrar novos tablets, quem sabe um híbrido de tablet com laptop, ou então um novo Padfone... tudo não passa de especulação, mas seria mesmo interessante ver algo inovador vindo da chinesa.

IFA 2014

Leia também:

Huawei

Outra gigante chinesa que só marcou a coletiva e não deu nenhuma deixa do que pode rolar no evento é a Huawei. Rumores indicam que novos dispositivos serão lançados na feira, e é bem provável que o já comentado Ascend Mate 3 deva aparecer por lá.

Huawei ascend mate 3

O que esperamos, pelos rumores, é que o smartphone deve contar com um display de 6 polegadas e tela com resolução de 1920 x 1080 pixels. Ele também deve trazer um processador HiSilicon Kirin 920 e uma GPU Mali-T624, além de 2 GB ou 3 GB de RAM, câmera traseira de 13 megapixels e frontal de 5 megapixels. Quanto ao sistema operacional, o Ascend Mate 3 deve contar com o atual Android 4.4 KitKat.

Leia também:

LG

Dois novos dispositivos devem surgir em Berlim este ano: o LG G Prime e uma versão atualizada do LG G3. É possível que a empresa traga alguns smartphones medianos, mas, assim como as chinesas, nada foi comentado e nenhuma informação foi oficialmente publicada pela companhia.

IFA 2014

A sul-coreana também está planejando lançar a segunda versão de seu smartwatch, o G Watch 2, que pode ser apresentado em setembro na feira. Segundo o Korea Times, vários departamentos e divisões da LG estão trabalhando colaborativamente para acelerar a produção do gadget. Ao que indicam os rumores, o relógio virá equipado com display OLED e vai contar com o sistema de reconhecimento de voz do Google.

Leia também:

Lenovo/Motorola

Espera-se que a Motorola lance na feira o Moto X2 (ou Moto X+1, como vem sendo chamado), já que a empresa já tocou no assunto e disse que faria um lançamento em datas próximas. O gadget deve trazer um processador Snapdragon 800 quad-core de 2,2 GHz, 2 GB de RAM, tela de 5,2 polegadas e 1080p, além de uma câmera traseira de 12 megapixels e até 64 MB de armazenamento. Parece que ele vai seguir os passos de seu antecessor e vir em diferentes cores, contando, inclusive, com um acabamento amadeirado.

IFA 2014

E não vamos nos esquecer do smartwatch da companhia, o Moto 360, que tem lançamento anunciado para os próximos dias. Parece que a IFA é o local ideal para que o smartwatch dê as caras.

Leia também:

Microsoft/Nokia

A Microsoft também já deu a dica de que o próximo smartphone da Nokia será lançado na IFA 2014. Rumores indicam que este gadget será um novo Windows Phone voltado para selfies – uma vez que pode trazer uma câmera frontal melhorada, dedicada aos autorretratos digitais.

IFA 2013

É possível que o gadget traga uma câmera frontal de 5 megapixels e um display de 5 polegadas, com tela de 720 x 1280 pixels de resolução. O processador deve ser um Snapdragon 400 de quatro núcleos. O smartphone deve contar também com GPU Adreno 305, câmera traseira Carl Zeiss de 8 megapixels e ser um modelo superior ao Lumia 720. Já tem quem o chame de Lumia 730 ou Lumia Superman. Vamos aguardar para confirmar.

Leia também:

Panasonic

A gigante deve focar todos os seus holofotes em serviços e produtos para casas inteligentes. Já foram mencionados pela empresa, em uma coletiva de imprensa, termos como "entretenimento para casa conectada" e "aparelhos para cozinhas inteligentes". Isso sem contar as ilustrações da Panasonic mostrando a tecnologia sendo usada em casas do futuro.

IFA 2013

Parece ainda que a empresa vai lançar novas câmeras com funcionalidades sem fio ou interoperabilidade com outros aparelhos inteligentes.

Leia também:

Philips

A Philips deve apresentar uma nova linha de monitores para computador, incluindo o modelo Panoramic Ultra Wide Screen (21:9 com resolução de 3440x1440 pixels), um monitor 4K de 40 polegadas e um novo monitor para gamers com 144 MHz, que deve trazer a tecnologia G-Sync da Nvidia para reduzir "tropeços" durante a jogatina.

IFA 2013

Outra novidade que deve aparecer na feira são as telas touch tudo-em-um. O modelo 65PUS9809, que deve trazer uma televisão que roda no Android, é uma das expectativas. No entanto, não é esperado que este mesmo modelo traga suporte à plataforma Android TV.

Leia também:

Samsung

A sul-coreana tem tudo para ser a estrela da festa. Possivelmente, o novo Samsung Galaxy Note 4 deve estrear na IFA 2014 – como é uma atualização do Galaxy Note 3, que foi lançado na IFA 2013, nada mais justo que ele chegue este ano no evento também.

Espera-se que o Note 4 traga uma tela de 5,9 ou 5,7 polegadas, com resolução de 2560x1440 pixels. O gadget também deve contar com um processador melhor, como um Qualcomm Snapdragon 805 ou algum Exynos octa-core, além de trazer upgrades em memória RAM e em gráficos/vídeo. Há ainda quem fale que o Note 4 traga uma tela curva e rode o Android 4.4 (claro, com a interface TouchWiz da Samsung rodando por cima do sistema operacional do Google).

IFA 2013

Outra expectativa gira em torno de um headset de realidade virtual e do primeiro smartphone totalmente metálico da companhia, o chamado Galaxy Alpha – que deve trazer o novo processador Exynos octa-core, 2 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno e o Android 4.4 KitKat.

E não podemos deixar de mencionar o smartwatch da sul-coreana (Galaxy Solo?), que deverá rodar o sistema operacional próprio da empresa, o Tizen.

Leia também:

Sony

A gigante japonesa deve mostrar na IFA 2014 o sucessor de seus consagrados Xperia Z1 e Z2, o Xperia Z3. Especula-se que ele deva trazer um processador Snapdragon 801, tela de 1080p e sistema operacional Android 4.4. Rumores indicam que, lado a lado com o Z3, deve ser lançada ainda uma versão compacta do aparelho (o Z3 Compact), com processador de 2,5 GHz, 2 GB de RAM e câmera de 20 megapixels.

Xperia Z3

Outro rumor indica que a Sony pode se juntar à Samsung e à LG para mostrar uma TV LCD de tela curva e resolução 4K, em modelos de 65 e 75 polegadas.

Leia também:

E você, espera algum outro lançamento de alguma das gigantes da tecnologia que marcaram presença na IFA 2014? Deixe sua opinião nos comentários e continue de olho no Canaltech – assim que novos rumores forem saindo na mídia internacional, vamos atualizando este artigo.