IFA 2014: Samsung apresenta o esperado Galaxy Note 4

Por Redação | 03 de Setembro de 2014 às 13h34
photo_camera Divulgação

A IFA 2014, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, só começa oficialmente na próxima sexta-feira (5), mas novidades de algumas das principais empresas do setor já com começaram a surgir a partir de hoje em Berlim, na Alemanha.

Entre elas, três grandes anúncios da sul-coreana Samsung, que promoveu o seu evento Unpacked na manhã desta quarta-feira (3): os novos Galaxy Note 4, o smartphone de tela curva Note Edge e o headset de realidade virtual Samsung Gear VR.

O destaque da conferência ficou para o phablet top de linha da empresa, o Galaxy Note 4, considerado um dos lançamentos mais aguardados da Samsung para o evento neste ano.

O dispositivo é uma das apostas da empresa para bater de frente com outros phablets e smartphones de design premium e segue o padrão do novo Galaxy Alpha - sem a cobertura de "plástico barato" que já era criticada há algum tempo por consumidores. Agora, a moldura do dispositivo é metálica e garante uma aparência mais robusta.

Com 176g, o aparelho chega com display Super AMOLED de 5,7 polegadas (o mesmo da geração anterior) e resolução de 1.444 x 2.560 pixels (515 ppi). Sob o capô, o dispositivo traz o processador Snapdragon 805 chipset , 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno expansíveis via microSD.

O software é idêntico ao do Galaxy S5, com o Android KitKat (4.4) com a interface TouchWiz – mas que muito provavelmente será atualizado pela Samsung. O dispositivo também é habilitado para o 4G (LTE).

Para suportar tudo, a bateria é de 3.220 mAh e traz a mesma função de baixo consumo presente no S5 e otimização de 7,5% no consumo total da bateria. De acordo com a Samsung, o dispositivo será capaz de carregar 50% de sua bateria em apenas meia hora.

O software recebeu as customizações da empresa, mas agora traz algumas funções novas que deverão facilitar a vida dos usuários. Entre elas, está a nova opção de multi-janelas em pop-up, que permite exibir uma pequena caixa com um app aberto sobre outro – ou até dividir a tela em dois apps diferentes. A S Pen, caneta característica dos dispositivos da linha, também recebeu um upgrade e está mais precisa.

Na era das selfies, as câmeras do Galaxy Note 4 também receberam um upgrade para a captura de imagens. A câmera traseira do dispositivo agora é de 16 megapixels e traz cancelamento de ruídos em gravações. A câmera frontal é de 3,7 megapixels e otimizada para captura de imagens em ambientes escuros. Com a lente frontal, o ângulo de abertura F1.9 é maior para capturar imagens em até 120 graus e ampliar o alcance da imagem.

O dispositivo também recebeu o sensor de batimentos cardíacos presente no Galaxy S5, assim como o sensor de digital no botão de home. Mas, diferente do smartphone flagship, o Note 4 não é resistente a água.

De acordo com a empresa, o Note 4 estará disponível globalmente em outubro, com as datas variando conforme os mercados locais. Ainda não há informações sobre preço ou disponibilidade do phablet no Brasil.

Samsung Note 4

Atualização (04/09):

Durante o anúncio de ontem, a Samsung não deu muitos detalhes sobre a disponiblidade ou preço do Galaxy Note 4, mas de acordo com a publicação holandesa Galaxy Club (em holandês), o phablet deve ser lançado no por lá no próximo dia 10 de outubro.

Na Holanda, o dispositivo também custará €799 (cerca de R$ 2324), fora de contrato. Ainda não há informações sobre datas de lançamento ou preços do dispositivo em outros países europeus ou fora do continente.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.