IFA 2014: LG exibe TV LCD 8K de 98 polegadas na feira

Por Redação | 08.09.2014 às 12:02
photo_camera Reprodução

A sul-coreana LG trouxe sua primeira TV de resolução 8K para a feira de tecnologia IFA deste ano, que acontece desde a semana passada em Berlim. Com display LCD de 98 polegadas e resolução de 7.680 x 4.320 pixels, o televisor ainda é um conceito e está sendo apresentado a portas fechadas na exibição.

Ainda não há muitos detalhes sobre especificações da TV, mas a LG afirmou que são necessários quatro processadores equivalentes aos utilizados em suas TVs 4K para criar a imagem de 8K do conceito. A empresa também não falou nada sobre preço ou disponibilidade.

TV 8K LG

TV 8K ainda não teve preço ou data de lançamento confirmados (foto: Digital Trends)

Essa não é a primeira vez que uma TV 8K é exibida em um grande evento de tecnologia. Durante a CES 2012 e a IFA 2012, a Sharp e a Panasonic, respectivamente, mostraram seus primeiros conceitos de televisores com resolução 8K. A Samsung seguiu a tendência na CES deste ano, quando apresentou seu primeiro conceito de TV 8K – que está de volta para o stand da empresa nesta edição da IFA, aliás.

Apesar de já estar circulando pelas principais feiras de tecnologia do mundo, as TVs 8K ainda sofrem com um problema que até pouco tempo afetava os dispositivos 4K: a falta de conteúdo.

Segundo afirmou um representante da empresa ao CNET, a LG estaria pronta para começar a produzir o modelo 8K em massa em um ano. A única coisa que ainda segura a produção é a oferta de conteúdo de vídeo em resolução 8K, muito escassa para justificar a fabricação.

Mas essa oferta de conteúdo não deve estar tão distante quanto parece. No ano passado, a TV Globo realizou testes bem sucedidos de captação em 8K do Carnaval e da Copa das Confederações em parceria com a TV pública japonesa NHK aqui no Brasil.

A expectativa é que a NHK já esteja pronta para transmitir conteúdo 8K plenamente em 2016 e que os jogos olímpicos de Tóquio, em 2020, já sejam completamente cobertos por este sistema.

Além da TV 8K, a LG trouxe diversos modelos de televisores 4K OLED para a exibição. A empresa defende que o mercado já tem uma oferta grande de TVs 4K e de TVs OLED por aí, mas poucos fabricantes oferecem as duas tecnologias no mesmo dispositivo.