IFA 2013: Sony Xperia Z1, à prova d'água e com câmera de 20,7 megapixels

Por Redação | 04.09.2013 às 13:26 - atualizado em 04.09.2013 às 15:26

A Sony anunciou nesta quarta-feira (04) o novo smartphone Xperia Z1, com cinco polegadas de display e uma câmera traseira que promete incríveis 20,7 megapixels de resolução. Assim como a geração anterior do Xperia, o Z1 também será completamente à prova d'água, mas seu foco realmente fica na capacidade fotográfica. O smartphone pesa apenas 170 gramas, 8,5 mm de espessura e virá nas cores preto, branco ou roxo.

O dispositivo terá o sensor Exmor RS de imagem, maior do que os atualmente disponíveis em smartphones comuns, que se compara aos sensores presentes em câmeras do tipo point-and-shoot da marca. O sensor terá um alcance de pouco mais de meia polegada, superior ao de smartphones como o iPhone 5 e o HTC One. Só para você ter uma ideia, câmeras semi-profissionais como a Nikon 1 possuem sensores de uma polegada.

Além do sensor maior, a Sony também incluiu o processador de imagem BIONZ e a tecnologia G Lens de sua linha de câmeras point-and-shoot no dispositivo, além das tecnologias Triluminos e X-Reality de aprimoramento de imagem da sua linha de TVs Bravia para o tamanho do dispolay do Z1.

Fisicamente, o Xperia Z1 aparenta ser parecido com o seu antecessor Xperia Z, com o design OmniBalance e vidro na frente e atrás do dispositivo. Mas o novo smartphone terá um moldura de alumínio rígido à sua volta, o que deverá melhorar a resitência à água do dispositivo. O Z1 supostamente poderá ser completamente coberto por água e só necessita de proteção na entrada de áudio, em oposição ao Xperia Z.

Algumas funções montadas sobre o Android 4.2.2 também deverão dar destaque às capacidades de foto do dispositivo. No app da câmera, há uma função de burst, que tira 30 fotos antes de você clicar no botão e 30 fotos logo após, permitindo que você faça uma pequena animação ou escolha a melhor imagem da sequência. O dispositivo também terá uma integração que permitirá fazer livestream de vídeos diretamente para o Facebook. Além disso, a Sony deve incluir 60 dias de acesso gratuito ao serviço Music Unlimited, 10 jogos mobile de PlayStation e seis filmes aos usuários do celular.

Poucos detalhes técnicos foram dados durante a apresentação do dispositivo, mas ele deverá vir com um processador Snapdragon 800, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento, display Full HD, bateria de 3,000mAh, tecnologia NFC e 4G (LTE).

O Xperia Z1 chega ao Brasil em outubro e será compatível com os padrões da rede 4G daqui.