Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TSMC será única fornecedora de processadores A13 para Apple

Por| 16 de Outubro de 2018 às 13h55

Link copiado!

TSMC será única fornecedora de processadores A13 para Apple
TSMC será única fornecedora de processadores A13 para Apple
Tudo sobre Apple

TSMC e Apple estarão juntas por mais um ano, pelo menos, de acordo com informações ainda não confirmadas, vindas das linhas de montagem asiáticas da companhia. De acordo com os novos rumores, a Maçã firmou, mais uma vez, um contrato de exclusividade com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, que será a única responsável pela produção dos chips A13 que estarão em iPhones e iPads em 2019.

A notícia exibe a manutenção de uma relação que vem desde 2016 e também mantém o afastamento em relação a outras empresas, como a Samsung, por exemplo. Problemas de fabricação e a dificuldade de trabalhar com chips que exigem processos mais e mais complexos levou muitos analistas de mercado a acreditarem em uma quebra da exclusividade, como forma de garantir a disponibilidade de produtos nas prateleiras do mundo, mas, pelo menos no ano que vem, a união entre TSMC e Apple deve continuar forte.

Com isso, a companhia originária de Taiwan também solidifica ainda mais sua posição de destaque do mercado. Não apenas ela tem seus chips em um dos aparelhos mais desejados do mercado, mas também, registrou um market share de 56% do mercado de processadores no primeiro semestre de 2018, um número que deve ampliar ainda mais na medida em que ela se distancia, em termos de tecnologia, da concorrência.

Na transição da atual arquitetura de 7 nm para a vindoura de 5 nm, que deve estar presente nos chips do ano que vem, a distância entre TSMC e suas rivais, principalmente a Qualcomm, deve ser ainda mais ampliada. Entretanto, ainda restariam questões quanto a essa mudança, principalmente depois das dificuldades de fabricação no formato atual, que teria gerado um risco de baixa na disponibilidade e potencial estremecimento na parceria.

Continua após a publicidade

A expectativa, de acordo com os rumores, é que essa alteração fique apenas para 2020, com os chips A13 ainda utilizando a arquitetura de 7 nm, mas com tecnologia EUV, que garante maior eficiência energética e performance em relação aos já poderosos modelos atuais. Além disso, estamos falando de um modelo da própria TSMC e citado como bem avançado em relação ao da concorrência, o que ampliaria ainda mais a vantagem dos chips e, também, tornaria a companhia a melhor escolha para a Maçã.

Além de atender à Apple, esse mesmo avanço tecnológico deve levar a companhia a criar parcerias com outros nomes de peso, como MediaTek, Huawei e até mesmo Qualcomm. A previsão, então, é de aumento nas receitas e também na fatia de mercado, dois quesitos que devem ganhar ainda mais corpo na transição de arquitetura, com a TSMC, mais uma vez, permanecendo na vanguarda quando o assunto são os SoCs.

Sempre avessa a comentários desta categoria, a Apple não falou sobre a renovação dessa parceria exclusiva nem deve comentar o assunto. Da mesma maneira, a TSMC também não comentou um possível novo contrato. Nem mesmo o desenvolvimento de chips A13, que todos sabemos estarem a caminho, foi confirmado oficialmente pelas companhias, com um anúncio desse tipo, como sempre, ficando para o grande evento em que a nova geração de iPhones é demonstrada ao público.

Fonte: DigiTimes