Tribunal condena Qualcomm a devolver US$ 815 milhões à BlackBerry

Por Redação | 12 de Abril de 2017 às 14h12

Enquanto mantém ativo dois embates judiciais contra a Apple, a Qualcomm se viu condenada em mais uma contenda nos tribunais. Desta vez, a beneficiada da decisão dos magistrados é a BlackBerry, fabricante de smartphones que não passa exatamente por uma fase gloriosa.

De acordo com a decisão publicada nesta quarta-feira (12), a Qualcomm foi condenada a reembolsar a empresa canadense em US$ 814,9 milhões acrescidos ainda das custas do processo. A quantia é referente à cobrança indevida de royalties por parte da fabricante de processadores entre 2010 e 2015.

A BlackBerry realizou o pagamento adiantado dos valores referentes ao licenciamento de uso dos dispositivos da Qualcomm. A disputa da qual a desenvolvedora de chips sai como derrotada é semelhante às ações movidas pela Apple contra a empresa em três países diferentes: acusação de cobrança abusiva dos royalties.

A Qualcomm anunciou que não concorda com a decisão, mas ela é definitiva, ou seja, não cabe recurso. O resultado da ação tem influência direta apenas nos contratos a que ela se refere, não causando qualquer alteração em outros acordos atualmente mantidos entre as duas companhias.

Fontes: BlackBerry, Qualcomm

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.