Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tesla já está fabricando carros com capacidade autônoma, diz Elon Musk

Por| 20 de Outubro de 2016 às 10h27

Link copiado!

Tesla já está fabricando carros com capacidade autônoma, diz Elon Musk
Tesla já está fabricando carros com capacidade autônoma, diz Elon Musk
Tudo sobre Tesla

Parece que o tal futuro dos carros autônomos está mais próximo que imaginamos. Segundo Elon Musk, CEO da Tesla Motors, todos os novos modelos da montadora já estão em fabricação contando com hardware capazes de torná-los totalmente autônomos.

O empresário fez a declaração nesta quarta-feira (19), apontando que as novas unidades do Model S e Model X estão em produção com o novo sistema, que inclui oito câmeras, doze sensores aprimorados e radar com maior capacidade de processamento.

De acordo com Musk, os novos equipamentos já estavam em testes há algum tempo e estavam previstos para entrar nos modelos da companhia assim que eles estivessem prontos. Entretanto, o desafio da Tesla para emplacar carros mais autônomos se complicou nos últimos tempos.

Vale lembrar que a montadora registrou este ano seu primeiro caso de morte envolvendo o sistema de piloto automático em seus carros, o que levantou suspeitas sobre a capacidade destes softwares em "se virarem" sem um humano no volante.

Continua após a publicidade

Apesar do revés, Musk destacou que a expectativa da Tesla é que até o final de 2017 seus veículos sejam capazes de cruzar os Estados Unidos, de Los Angeles a Nova Iorque, totalmente no modo autônomo.

As declarações do excêntrico presidente da Tesla devem ser recebidas com um certo ceticismo - ele já estabeleceu diversos prazos para inovações em seus produtos, para depois rever seu cronograma. Para fazer uma comparação, diversas montadoras acreditam que sistemas 100% autônomos só devem chegar a partir de 2019.

Para alguns especialistas, a pressa na Tesla em chegar primeiro com estes sistemas pode ser um erro, já que montadores podem chegar depois, mas melhor. Um exemplo está na escolha dos sensores da Tesla, que não são baseados em laser, considerados mais precisos e que estão em testes pelas montadoras. Para muitos, estas tecnologias podem ser chave para uma melhor autonomia.

Fonte: The Guardian