Siga o @canaltech no instagram

Spotify cria assistente virtual para usuários que escutam música em carros

Por Thaís Augusto | 17 de Maio de 2019 às 18h00
Tudo sobre

Spotify

Saiba tudo sobre Spotify

Ver mais

Uma assistente virtual dentro do seu carro que aceita comandos de voz para mudar a música do seu streaming. Esta é a nova proposta apresentada pelo Spotify nesta sexta-feira (17).

O hardware será chamado de Car Thing e o dispositivo pode ser conectado a uma tomada de 12V, que fica localizada no painel de veículos. Uma vez ligado, o Car Thing consegue ser pareado com o smartphone do usuário via Bluetooth.

Por enquanto, o dispositivo está em fase de testes e será disponibilizado gratuitamente para usuários Premium – mas o experimento está limitado aos Estados Unidos. De acordo com o Spotify, os testes ajudarão a empresa a entender como as pessoas consomem áudio enquanto dirigem.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Não é a primeira vez que o Spotify se concentra no público que passa muito tempo dentro de carros: o serviço de streaming começou a testar a lista de reprodução "Seu passeio diário", com episódios de podcast intercalados com músicas que assumiriam a função de uma rádio.

O Car Thing pode ser ativado com as palavras "Ei, Spotify", seguido pelo pedido de uma faixa de áudio. A tecnologia será vinculada à conta do Spotify do usuário para que ele também possa acessar playlists.

O novo dispositivo conta com uma tela circular que mostrará o que está sendo reproduzido. Do outro lado, existe uma fileira de botões – que podem ser usados como atalhos.

Design do Car Thing do Spotify (Foto: Divulgação)

De acordo com o Spotify, o teste será concentrado em um pequeno grupo de usuários e começará dentro das próximas semanas. Apesar de ser um dispositivo de hardware, o Spotify diz que seu foco "continua sendo a plataforma de áudio número um do mundo – não a criação de hardwares".

Ainda assim, o Spotify disse em comunicado que pode conduzir testes similares no futuro. "Não fique surpreso se você ouvir falar sobre o Voice Thing e Home Thing". A declaração sugere que o streaming pode estar interessado em criar um alto-falante doméstico inteligente ou, ao menos, um programa de testes.

A empresa também afirmou que ainda não tem planos de disponibilizar o Car Thing para venda. "Mas o aprendizado do nosso teste determinará como desenvolvemos experiências para todos os lugares onde você escuta o Spotify".

Fonte: SpotifyThe Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.