Snapdragon 820 chega com internet de alta velocidade e recargas mais rápidas

Por Redação | 16 de Setembro de 2015 às 08h59

Para que uma nova tecnologia possa chegar às mãos dos usuários e seja plenamente utilizada, primeiro é preciso que existam componentes e equipamentos capazes de lidar com ela. E foi exatamente isso que a Qualcomm apresentou em mais uma série de revelações relacionadas ao Snapdragon 820, seu próximo processador mobile que deve estar no interior de boa parte dos smartphones top de linha a partir do ano que vem.

A principal adição à linha, porém, ainda é uma que demorará um pouco para ser vista funcionando na prática, principalmente no Brasil. De acordo com a fabricante, o novo chip já virá habilitado para funcionar com conexões sem fio de altíssima velocidade, seja o LTE-Advanced, com até 600 Mbps de taxa de transmissão, ou as conexões Wi-Fi 802.11ad, capazes de atingir números que ultrapassam a marca dos gigabits.

O Snapdragon 820, segundo a companhia, será o primeiro processador do mercado a dar suporte a tais tecnologias. Trata-se, de acordo com a Qualcomm, de um movimento para garantir que fabricantes e desenvolvedores já estejam acomodados com elas quando elas efetivamente começarem a se popularizar, garantindo uma melhor performance em termos de hardware e também uma utilização descomplicada para os usuários finais.

Outra tecnologia que a fabricante citou como vanguardista é a Quick Charge 3.0, que também estará presente no 820. A ideia, aqui, é utilizar algoritmos e sistemas internos para otimizar a utilização de energia durante o recarregamento de um aparelho. Em testes internos, a empresa disse ter conseguido encher uma bateria 27% mais rápido do que nos padrões atuais, ao mesmo tempo em que se economizou 45% mais eletricidade.

Tudo funciona a partir de mecânicas que selecionam melhor a voltagem necessária para a tarefa, de acordo com o modelo de celular, bateria e carregadores utilizados. Tais mecânicas servem não apenas para tratar bem o meio ambiente e otimizar o gasto energético, mas também para aumentar a autonomia e a vida útil dos aparelhos, evitando superaquecimentos ou uma entrada de energia baixa ou alta demais para as necessidades do produto.

Enquanto as tecnologias de acesso à internet em alta velocidade só devem dar as caras no ano que vem, a Qualcomm promete lançar alguns componentes com o Quick Charge 3.0 já no final de 2015. A novidade, por exemplo, deve estar presente no Snapdragon 617, chip voltado para o mercado de médio porte que traz oito núcleos de processamento.

Aliás, falando em outros componentes, a ideia da fabricante não é restringir as tecnologias de ponta a seus produtos high end. Muito pelo contrário, as inovações em termos de hardware e gerenciamento de energia devem estar, no futuro bem próximo, disponíveis em praticamente toda a linha de médio e alto padrão da empresa, como os já anunciados chips 618 e 620. Ainda, o Snapdragon 430, que chega em meados do ano que vem, deve ser o primeiro processador de entrada a contar com tais atributos.

Quanto ao 820, porém, ainda temos muitos mistérios. A Qualcomm garante que ele será a grande força por trás de muitos dos lançamentos de topo de linha que começarão a chegar já no começo do ano que vem, mas ainda não fala exatamente com quem e como está trabalhando. Já dá para especular, porém, a presença em modelos de marcas como Samsung, LG e HTC, apenas para citar algumas.

Fonte: Qualcomm

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.