SDK finaliza desenvolvimento de nova tecnologia para a próxima geração de HDs

Por Rafael Rodrigues da Silva | 25 de Fevereiro de 2019 às 20h20

A Showa Denko K.K. (SDK) anunciou na última semana que completou o desenvolvimento de sua tecnologia para a próxima geração de HDs, que utilizará um processo de gravação magnética assistida por microondas (MAMR). A empresa avisou que deve enviar as novas placas para a Toshiba nas próximas semanas, já que essa nova tecnologia MAMR será usada nos HDs de 18 TB que a empresa japonesa deverá lançar em 2020..

As novas placas MAMR da SDK medem 3,5 polegadas e possuem capacidade para armazenar até 2 TB de dados em cada uma, com o novo processo que utiliza microondas para a gravação. A empresa não revelou qual liga ou substrato magnético está utilizando nessas placas mas, de acordo com a Western Digital (maior fabricante de HDs do mundo), as novas placas deverão utilizar as mesmas matérias-primas que utilizam a tecnologia PMR (gravação magnética perpendicular), o que significa que os novos HDs não deverão ter um preço muito diferente daqueles que já são vendidos pela Toshiba atualmente. De acordo com a SDK, o novo HD de 18 TB da Toshiba usará nove placas de 2 TB MAMR, e deverá chegar no chegar ao mercado no primeiro semestre de 2020.

Como é apenas uma fornecedora de placas, a SDK não revelou exatamente como irá funcionar o novo HD de 18 TB da Toshiba, então ainda não é possível saber se o novo equipamento terá uma boa performance de IOPS por terabyte — principalmente se a Toshiba continuar utilizando apenas um atuador em seus HDs.

A SDK também revelou que o desenvolvimento de placas que utilizam tecnologia HAMR (gravação magnética assistida por calor) está dentro do cronograma, e a empresa afirma que já estará pronta para fornecer essa tecnologia quando as empresas de HDs passarem a utilizá-la nos próximos anos.

Fonte: AnandTech

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.