Publicidade

Samsung pode lançar SSD portátil com foco em ambientes extremos

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Abril de 2022 às 16h21

Link copiado!

Instagram/Samsung Índia
Instagram/Samsung Índia
Tudo sobre Samsung

Responsável pela fabricação de alguns dos SSDs mais rápidos do mundo, a Samsung pode lançar um modelo portátil com acabamento bastante resistente para focar em usuários que precisam levar seus arquivos a ambientes extremos. Ao menos é o que aponta uma recente publicação na conta oficial da marca no Instagram na Índia.

Nesta segunda-feira (18), a Samsung Índia divulgou uma imagem de um SSD portátil com a hashtag Rugged Durability (Robusta Durabilidade, em português). O dispositivo parece uma versão dos SSDs da linha T7 com corpo mais protegido, porta USB-C e LED de status.

Continua após a publicidade

O anúncio sugere que o novo “Rugged SSD” da Samsung será um parceiro resistente e feito para durar. Entretanto, não há informações sobre as opções de capacidade de armazenamento ou nível de resistência aplicada.

Características do Samsung T7

Os SSDs portáteis da série T7 foram lançados pela Samsung no primeiro semestre de 2020. As unidades já possuem o design bem robusto com corpo de alumínio sólido e resistência a quedas de até 2 metros.

Então, o novo modelo deve ampliar a durabilidade dos dispositivos originais. Por exemplo, a versão “rugged” pode trazer certificação militar MIL-STD 810G contra impactos, quedas, radiação, umidade e resistência a altas e baixas temperaturas.

Continua após a publicidade

Caso siga as características da série T7, o novo SSD portátil pode ter velocidade de leitura e escrita de 1.500 MBps e 1.000 MBps, respectivamente. Ademais, os modelos originais ofereciam opções de 500 GB, 1 TB e 2 TB de armazenamento.

Por outro lado, o visual visto na imagem de divulgação do novo modelo não indica o retorno da proteção com leitura de impressão digital. Com esse componente, apenas o dono do dispositivo pode acessar determinados arquivos com criptografia AES 256-bit.

Vantagens dos Rugged SSDs

Continua após a publicidade

Os Rugged SSDs têm a vantagem de ser um armazenamento externo com alto grau de resistência. Os modelos usam uma estrutura especial contra impactos, variações de temperaturas e, em alguns casos, resistência à água e ao fogo.

Contudo, as partes internas são iguais às unidades de armazenamento comuns encontradas em computadores e notebooks. Ou seja, com pouca ou nenhuma diferença em relação à velocidade de leitura e escrita dos arquivos — exceto, é claro, da limitação pela conexão diferente utilizada.

Assim, esse é um produto indicado para profissionais que costumam realizar pesquisas de campo e precisam viajar com notebooks e SSDs portáteis para diferentes locais, sendo entregue uma proteção a mais para os arquivos.

Fonte: Instagram/Samsung Índia, SamMobile