Publicidade

Samsung pode iniciar produção em massa de chips de 3 nm ainda neste mês

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Junho de 2022 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A sul-coreana Samsung deve anunciar o início da produção em massa de chipsets de 3 nanômetros na próxima semana. Além de acirrar a disputa do setor de fundição com a rival taiwanesa TSMC, a ação deve indicar que a marca está perto de revelar a próxima geração de processadores Exynos.

Conforme as informações da agência Yonhap News, os chips de 3 nm da Samsung serão fabricados com a tecnologia Gate-All-Around (GAA). Anteriormente, a fabricante revelou que o novo processo permite a redução de área de até 45%, ampliando o desempenho em 30% e a eficiência energética em 50% comparado ao atual modelo FinFET.

Com o início da produção da nova litografia para semicondutores, a empresa sul-coreana estará alguns meses à frente da disputa tecnológica com a TSMC. Apesar do investimento bilionário, rumores sugerem que a taiwanesa deve começar a fabricação em massa de processadores de 3 nm em algum momento do segundo semestre de 2022.

Continua após a publicidade

Disputa com a TSMC

Embora as duas companhias travem um grande embate em relação à fabricação de chipsets para dispositivos móveis, a TSMC ainda tem a maior vantagem. Dados do TrendForce mostram que a taiwanesa dominou 53,5% do mercado global no primeiro trimestre de 2022, enquanto a Samsung teve apenas 16,3% de participação.

Para reduzir a diferença, a sul-coreana realizou um investimento de US$ 355 bilhões para ampliar a capacidade de produção em 2022. Além disso, a empresa está mudando as lideranças da divisão de semicondutores após a perda de grandes clientes, como a Qualcomm, devido ao baixo rendimento da produção de chips de 4 nm.

Continua após a publicidade

A Samsung também tenta se aproximar do governo americano após convidar o presidente Joe Biden para conhecer o complexo sul-coreano Pyeongtaek em junho deste ano. A visita às instalações é um meio de tentar convencer o líder dos EUA a permitir que a fabricante inicie novos negócios com empresas americanas.

Recentes rumores também indicam que a marca pretende ser fornecedora dos próximos chips da série M2 da Apple, que também serão produzidos com litografia de 3 nm. Contudo, fontes da indústria sugerem que a companhia apenas poderia fornecer alguns componentes, enquanto a fabricação dos processadores deve ser realizada pela rival TSMC.

Exynos 2300 a caminho?

Continua após a publicidade

O início da produção dos semicondutores de 3 nm também pode ser um indicativo de que a Samsung irá anunciar os novos chipsets Exynos em breve. Vazamentos sugerem que o suposto Exynos 2300 será produzido com a estrutura GAA de 3 nm e corrigir os pontos negativos do antecessor Exynos 2200

O novo processador deve alimentar os flagships Galaxy S23, linha prevista para ser revelada no início de 2023. Assim como aconteceu com a série Galaxy S22, a plataforma seria uma das opções de chipsets disponíveis em determinados mercados.

Vale citar que a Samsung anunciou uma “força-tarefa” reunindo as divisões de dispositivos móveis e semicondutores para criar um processador dedicado para os celulares Galaxy. Otimizando a integração entre o software e o hardware, o modelo deve estrear apenas no Galaxy S25 em 2025.

Fonte: Yonhap News, SamMobile