Publicidade

Samsung apresenta o primeiro chip de armazenamento de 1 TB para smartphones

Por| 30 de Janeiro de 2019 às 13h29

Link copiado!

Samsung apresenta o primeiro chip de armazenamento de 1 TB para smartphones
Samsung apresenta o primeiro chip de armazenamento de 1 TB para smartphones
Tudo sobre Samsung

A Samsung apresentou nesta quarta-feira (30) o primeiro chip de armazenamento para smartphones com capacidade de 1 TB. O componente tem tamanho reduzido e seria inteiramente focado no mercado mobile, com produção em massa já iniciada e expectativa de aparição em aparelhos de topo de linha a serem lançados ainda neste primeiro semestre.

Uma aposta clara, logicamente, é no Galaxy S10, principalmente se a Samsung seguir o mesmo cronograma do ano passado. Da mesma forma que acontece agora, em janeiro de 2018, a empresa anunciou a chegada de chips de armazenamento com 512 GB e, semanas depois, revelou que seu smartphone teria uma variante com essa capacidade. Tudo indica, então, que o mesmo acontecerá também em 2019.

Seja como for, a entrada do componente em produção em massa significa que ele está disponível não apenas para a própria Samsung, mas outros fabricantes a quem ela fornece tecnologias desse tipo. Além da capacidade em si, a promessa da empresa é de uma performance duas vezes maior que os antecessores, com velocidade de leitura de até 1.000 MB/s e escrita de até 260 MB/s.

Além disso, a fabricante citou como destaque o fato de o chip de 1 TB ter exatamente o mesmo tamanho da unidade de 512 GB. Assim, as empresas não precisarão mexer nos componentes internos para lançarem variantes com essa capacidade gigantesca, podendo trabalhar de forma mais acelerada e, principalmente, barata em lançamentos dessa categoria.

Continua após a publicidade

Para o vice-presidente executivo de vendas de memória e marketing da Samsung, Cheol Choi, o lançamento do chip também representa um avanço em prol da produtividade. A empresa trabalha com um conceito de que smartphones também podem ser utilizados como um substituto aos notebooks, e esse incremento na capacidade interna é justamente um dos elementos que faltam para que muitos usuários realizem esse salto.

Fonte: Samsung