Samsung anuncia produção de SSD de apenas 1 grama e tamanho de uma moeda

Por Redação | 31 de Maio de 2016 às 09h18

A Samsung quer continuar a ser uma das líderes mundiais em tecnologia e isso envolve não apenas os smartphones e dispositivos móveis, mas também o mercado de componentes e outros hardwares. Prova disso é o anúncio de que a companhia iniciou a produção em massa do primeiro SSD em uma matriz única BGA que possui o peso de apenas 1 grama e dimensões de 20 x 15 x 1,5 mm.

O PM971-NVMe trata-se de uma placa com componentes extremamente compactos, que inclui SSD de memória flash NAND, DRAM e o próprio controlador. De acordo com a Samsung, o novo SSD BGA NVMe é capaz de triplicar o rendimento em relação a um SSD SATA convencional e pode contar com uma capacidade de armazenamento de até 512 GB, mesmo sendo tão compacto. O tamanho aliás, como lembrou a empresa, é uma centésima parte de um SSD padrão de 2,5 polegadas, sendo comparado a uma moeda.

O SSD PM971-NVMe oferece leitura e escrita aleatória IOPS de 150k e 190k e uma leitura e escrita sequencial que alcança velocidades de 900 MBps até 1500 MBps graças a tecnologia TurboWrite. Isso significa que o hardware será capaz de transferir um vídeo Full HD em apenas 3 segundos.

SSD da Samsung de 1grama

A Samsung acredita que o negócio de memória está no auge e que ainda há muito o que descobrir. O PM971-NVMe pode ser o primeiro passo para uma mudança considerável neste aspecto, visto que o objetivo da fabricante coreana é auxiliar as companhias de PC a desenvolverem dispositivos cada vez mais leves e elegantes com um hardware cada vez mais avançado. Jung-bae Lee, vice-presidente sênior da divisão de armazenamento da Samsung, afirmou que o novo SSD ajudará "as empresas globais de PCs a fazerem lançamentos pontuais de dispositivos de computação mais finos, mais elegantes, oferecendo aos consumidores um ambiente computacional mais satisfatório".

Os novos SSDs da Samsung estarão disponíveis em variantes de 126 GB, 256 GB e 512 GB e chegarão ao mercado a partir de junho.

Fonte: Samsung

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.