Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rumor | Intel adotará de vez o USB-C na atualização para o USB 4.0 em laptops

Por| 12 de Agosto de 2020 às 23h45

Link copiado!

Wagner Wakka/Canaltech
Wagner Wakka/Canaltech
Tudo sobre Intel

A Intel já está planejando as especificações para o controlador do USB 4.0, com uma mudança significativa de geração. Segundo informações do perfil @rogame, os laptops da fabricante devem abandonar os USB-A, para somente usar o novo padrão em portas USB-C.

O perfil @rogame é conhecido por antecipar informações da indústria de hardware com precisão. De acordo com o usuário, a empresa está criando controladores de USB para seus próximos produtos pensando apenas em padrão tipo C.

Continua após a publicidade

Além disso, segundo o perfil, a porta teria compatibilidade com Power Delivery 3.0, funcionando também como uma entrada para carregamento do dispositivo, como já acontece com notebooks atuais.

O novo padrão também significa aumento de transferência de dados. Pelo vazamento, a porta USB 4 poderia chegar até 40 Gbps, o que poderia representar ao menos o dobro da velocidade das portas USB 3.2 atuais, com até 20 Gbps.

A mudança pode trazer alguns inconvenientes para usuários que ainda contam com periféricos em USB-A. Contudo, o padrão tipo C tem seus benefícios para além de ser mais veloz. A entrada é simétrica, o que quer dizer que é indiferente a posição de encaixe. Desta forma, você não precisa ficar adivinhando o lado como acontece com o USB-A.

Continua após a publicidade

Ainda, com altas velocidades, o USB-C pode fazer mais do que apenas transferir arquivos, podendo ser usado para ligar um monitor, por exemplo. Finalmente, a entrada nova é mais fina, colaborando para que notebooks também possam ser mais leves e com espessura cada vez menores.

Fonte: TechRadar