Roteador inteligente promete proteger seus filhos e sua casa

Por Redação | 12 de Novembro de 2016 às 18h35

A rede Wi-Fi está presente na maioria das residências onde há internet hoje em dia. E, claro, a internet sem fio tornou-se uma queridinha dos usuários modernos, sendo os roteadores os grandes responsáveis por disponibilizá-la para nós. Aliás, com a internet das coisas em alta, você já pensou no futuro destes aparelhos?

No que depender de uma campanha no Kickstarter, um novo e revolucionário dispositivo Wi-Fi vem aí: batizado de Gryphon, o roteador de alta performance promete oferecer controle parental em tempo real e ainda por cima defender qualquer casa inteligente de ataques cibernéticos. Tudo por meio da interface de um app para smartphone (iOS/Android).

"Tenho duas filhas, uma de 11 e uma de 13", diz o criador da novidade, John Wu, em entrevista ao Digital Trends. "Dois anos atrás elas começaram a usar bem mais a internet. E como pai, você passa a se preocupar com isso quando toma consciência de que todo tipo de material inapropriado está sendo potencialmente exposto a elas na rede. Eu quis criar uma solução para mantê-las seguras".

Tudo bem que nós já conhecemos alguns aplicativos que aplicam censura no navegador, ideal para quem tem filhos e quer deixá-los navegar na internet sozinhos. Mas Wu encontrou no controle remoto via roteador uma maneira mais prática de proteger as crianças contra pornografia, jogos, gastos de dinheiro e criminosos. Aliás, a medida é ideal para quem tem mais de um ponto de acesso sem fio em casa e usa aparelhos inteligentes conectados.

O roteador é uma alternativa rápida que, por meio de seu app, permite ao administrador definir níveis de acesso para cada um dos equipamentos conectados no ambiente, além de marcar horários como "hora da tarefa de casa" ou "hora de dormir" para as crianças e até mesmo controlar o tempo de estadia de adolescentes teimosos na web. Aliás, é possível ainda ver um histórico detalhado de toda a atividade desempenhada por cada dispositivo que se conectou à rede — mesmo se estiverem em modo fantasma.

Depois que surgiu a onda de invasões em internet das coisas, Wu decidiu incrementar ainda mais segurança ao aparelho, que monitora o tempo todo os pacotes de dados enviados e recebidos na rede. Ao primeiro sinal de malware ou tentativa de invasão, o usuário já fica ciente por meio do aplicativo.

O Gryphon está em campanha no Kickstarter e já permite encomendas, pelo valor de US$ 139 dólares e com envio para qualquer lugar do mundo a partir de junho de 2017.

Via Digital Trends

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.