Formatar ou restaurar o computador? Qual a melhor opção?

Por Redação

Com o passar do tempo, o Windows pode deixar de ser tão rápido quanto nos primeiros dias. Ou então um programa pode ter causado um problema inesperado na sua máquina. Outra situação é uma infecção por vírus. Para todos esses e outros casos, você pode restaurar o sistema ou formatá-lo, mas qual a diferença? O que é melhor? Entenda!

Restauração do Sistema

Com a restauração, você vai fazer o Windows voltar no tempo e desfazer as alterações realizadas por alguma infecção causada por um vírus mais simples ou por algum programa mal comportado. Seus arquivos não serão perdidos.

Restauração

Um Ponto de Restauração do Sistema é criado regularmente pelo Windows, por algum programa (geralmente durante a instalação) ou manualmente. A Restauração do Sistema faz uso de um recurso chamado Proteção do Sistema.

Leia mais: 5 maneiras de acelerar seu computador com Windows 8

Esse recurso cria e salva regularmente pontos de restauração que contêm informações sobre as configurações do Registro do sistema e outras informações que o sistema operacional usa. Ela mantém seus documentos, como fotos e e-mails, porém há uma ressalva.

Um ponto de restauração não serve como backup para arquivos pessoais, que podem não estar mais disponíveis após restaurar o computador caso você o tenha apagado ou em caso de danos ao arquivo. Restaurar o sistema para recuperar o arquivo não vai adiantar.

Formatação do computador

Uma formatação vai apagar tudo e reinstalar o sistema do zero. Todos os seus arquivos e configurações serão perdidos, caso não tenha realizado backup. O Windows será instalado de maneira limpa e tudo deverá ser reconfigurado.

Restaurando o sistema

Restauração do Sistema

Tanto o Windows 8 quanto o Windows 8.1 vêm com ferramentas de restauração e também formatação nativamente. Para versões anteriores ao Windows 8, você pode apenas realizar a chamada Restauração do Sistema de forma nativa. A formatação nesses casos requer a mídia de instalação do sistema.

Para criar um ponto de restauração no Windows 8 e Windows 8.1:

  1. Abra a Tela Iniciar e digite "ponto de restauração";
  2. Clique no resultado Criar um Ponto de Restauração;
  3. Clique no botão Criar.

Para restaurar o sistema no Windows 8 e Windows 8.1:

  1. Passe o mouse na lateral direita da tela e clique em Configurações;
  2. Clique em Mudar configurações do computador;
  3. Em seguida, clique em Atualização e Recuperação;
  4. Em Atualize seu computador sem afetar arquivos, clique em Introdução.

Para criar um ponto de restauração no Windows 7:

  1. Abra o Menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse em Computador e em seguida clique em Propriedades;
  2. Clique em Proteção do Sistema no painel esquerdo;
  3. Clique na aba Proteção do Sistema e em seguida clique em Criar.

Para restaurar o sistema no Windows Vista e Windows 7:

  1. Abra o Menu Iniciar e digite Restauração do Sistema;
  2. Clique no resultado de mesmo nome e siga as instruções na tela

Formatando o computador

Para formatar o computador no Windows 8 ou Windows 8.1, basta seguir os passos acima. Porém, agora você deve clicar no botão Introdução, na parte que diz Remover tudo e reinstalar o Windows.

Para o Windows Vista e Windows 7, você deve usar o DVD de instalação ou um pen drive com o conteúdo de um DVD ou ISO do sistema, configurando a máquina para iniciar (fazer boot) por ele. No decorrer dos passos, chegará numa parte como na imagem abaixo.

Formatação Personalizada

Selecione Personalizada (avançada) e prossiga com a configuração de particionamento e formatação.

Conclusão

Agora você sabe qual a diferença entre uma mera restauração e uma formatação. Cabe a você decidir qual a melhor opção para sua situação: começar do zero ou voltar no tempo. Pense bem antes de iniciar o processo e sempre realize o backup dos seus dados.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.