Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Radeon RX 6000 | Vazamentos podem ter revelado potência das novas GPUs da AMD

Por| 29 de Setembro de 2020 às 11h18

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

Um novo suposto vazamento aqueceu os rumores para o lançamento da próxima geração de placas de vídeo da AMD, chamada de Radeon série RX 6000. Uma publicação no Reddit pode ter revelado o poder de fogo de três modelos com a nova arquitetura RDNA 2 da empresa.

Para nos situarmos nos vazamentos, é preciso primeiro descrever os nomes. A versão mais potente, sob o código Navi 21, também recebe o nome de Big Navi. A publicação ainda fala em Navi 22 (abaixo da Navi 21) e Navi 23, sendo a menos potente das três.

Big Navi

Continua após a publicidade

Esta GPU será a que vai bater de frente com o topo de linha da Nvidia. Segundo os rumores levantados no Reddit, o componente vai contar com 80 CUs, totalizando 5.120 stream processors, assim chamadas as unidades de processamento das placas da AMD. Em termos de clock, a GPU deve alcançar até 2,2 GHz.

A Big Navi deve ser posicionada para competir com a RTX 3080, tendo em vista que esta (embora não seja o modelo mais potente da Nvidia) é a GPU da Nvidia com foco em games. Segundo o vazamento, a Big Navi terá 22,5 Tflops, o que coloca o modelo abaixo dos 29,8 Tflops da RTX 3080 e acima dos 20.4 Tflops da RTX 3070. Assim, seu poderio deve ficar entre o desempenho das duas.

Vale lembrar também que outro vazamento já apontava que a Big Navi pode contar com 16 GB de memória, acima dos 10 GB da RTX 3080.

Outros modelos 

Continua após a publicidade

Além da GPU mais potente, os vazamentos também falam em outros dois modelos com arquitetura RDNA 2. A Navi 22 foi apresentada com 40 CUs, somando 2.560 stream processors e clock de até 2,5 GHz. Esta versão contaria com 12.8 Tflops e se posicionaria acima da Radeon 5700 XT, atualmente a mais potente da AMD.

Por fim, o vazamento também apresenta a Navi 23 como um modelo de entrada entre os três. Esta versão teria 32 CUs e 2.048 stream processors.

Vale perceber que a publicação também fala em Navi 31, o que seria o desenvolvimento de uma placa com a arquitetura em RDNA 3. Contudo, esta não deve aparacer nas próximas apresentações da fabricante.

É importante ressaltar que todas as informações por aqui ainda devem ser encaradas como rumor, uma vez que a AMD ainda não confirmou nenhum dos dados apresentados. A empresa tem uma apresentação marcada para 28 de outubro, quando devem ser reveladas as novas placas de vídeo.

Continua após a publicidade

Fonte: Reddit