Lucros da Qualcomm aumentam 18,6% no terceiro trimestre

Por Redação | 21 de Julho de 2016 às 07h42

Fornecedora de chips para a Apple, a Qualcomm divulgou nesta quarta-feira (20) o balanço financeiro de seu terceiro trimestre de 2016 e os resultados mostram um aumento de 18,6% nos lucros da empresa em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esses números mostram que, mesmo com a queda de vendas no mercado de smartphones em geral, os modelos topo de linha continuam sendo lucrativos para as fabricantes de componentes. A Qualcomm fornece processadores para a maioria dos smartphones premium e constrói chips de modem para celulares que são usados nos iPhones, bem como em sua própria linha Snapdragon comumente usada em aparelhos com Android.

Mas a maior parte dos lucros obtidos pela fabricante vem a partir de licenciamentos, cujos lucros no período foram mais altos por conta de um “progresso significativo com licenciamentos na China” - país onde as propriedades intelectuais das empresas não costumam ser lá muito respeitadas.

A Qualcomm também disse que tem se beneficiado com o crescimento das OEMs (Original Equipment Manufacturer) na China, que são fabricantes de equipamentos que fornecem componentes ou sistemas a outras empresas. Além disso, a norte-americana notou que seus chips MSM atingiram vendas de 201 milhões de unidades somente neste terceiro trimestre, número superior à média de 175-195 milhões de unidades que era esperada para o período.

Mas, no que depender das novas estratégias da Apple, a coisa não continuará às mil maravilhas para a Qualcomm: a Maçã anunciou no mês passado que passará a contar também com componentes da Intel na fabricação dos futuros iPhones. De acordo com as informações liberadas para a imprensa, os chips da Qualcomm continuarão presentes nos iPhones vendidos na China e também nos norte-americanos comercializados pela operadora Verizon, enquanto os chips da Intel farão parte dos aparelhos vendidos pela AT&T e pela T-Mobile.

Via: Apple Insider, Qualcomm

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.