Qualcomm promete melhoria de até 10% no desempenho de novos processadores

Por Redação | 31 de Agosto de 2016 às 12h27

A IFA 2016, uma das maiores feiras de tecnologia da Europa, ainda nem começou, mas isso não está impedindo que algumas das principais companhias do mercado comecem a revelar seus produtos. Prova disso é a Qualcomm, que nesta quarta-feira (31) anunciou algumas especificações técnicas sobre os chips Snapdragon 820 e 821. A promessa é de uma melhoria de 5% a 10% na performance dos smartphones.

A nova família de componentes deve chegar ao mercado com GPUs Adreno 530, rodando a 524 MHz no Snapdragon 820, e 653 MHz no 821. Esse aumento na frequência também vale para a unidade de processamento – em ambos os casos, temos duas unidades Kryo, com 2,15 GHz e 2,34 Ghz, respectivamente, no cluster de performance, e 1,59 GHz e 2,19 GHz no de energia.

Essa, inclusive, é uma das palavras de ordem aqui. A Qualcomm promete que mesmo a troca de smartphones de topo de linha por outros de graduação semelhante deve resultar em uma melhoria de, pelo menos, 5% no poder total dos aparelhos. Além disso, a ideia é garantir aplicativos que sejam iniciados 10% mais rápido, e o mesmo incremento também vale para o boot do sistema operacional e para a navegação na web.

Outro destaque é um trabalho dedicado a câmeras digitais, uma boa notícia para fabricantes como a Sony, bastante focadas nesse segmento. A Qualcomm afirma que a nova linha de Snapdragons apresenta as maiores velocidades de foco automático, tanto no comum quanto via laser, além de aplicar melhorias no contraste e um processamento de imagem mais veloz nos dispositivos.

Apesar de a revelação das informações técnicas terem aparecido somente agora, a fabricante afirma que os usuários já podem colocar as mãos em algumas destas melhorias, uma vez que o ASUS ZenFone 3 Deluxe já conta com o Snapdragon 821. O smartphone chegou ao mercado internacional em maio e deve estar disponível no Brasil no fim deste ano.

Quanto a outros dispositivos com a versão 820, entretanto, ainda há incerteza, pois não existem anúncios a serem feitos no momento. Parece óbvio que grandes empresas, como Samsung e LG, devem aderir à nova família de chips, entretanto ainda não existe nenhum anúncio oficial sobre isso.

Quem sabe algo assim já não dê as caras na IFA? Estamos falando de uma das maiores feiras de eletrônicos e tecnologia da Europa. O evento está acontecendo em Berlim, na Alemanha, e vai do dia 2 a 7 de setembro. A cobertura, como sempre, você continua acompanhando aqui no Canaltech.

Fonte: Anandtech

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.