Qualcomm divulga primeiras informações oficiais sobre o Snapdragon 820

Por Igor Lopes | 12 de Agosto de 2015 às 08h30

* De Los Angeles, EUA

Melhores fotos e vídeos, cores mais fiéis à realidade, mais performance para vídeos e jogos, responsividade e realidade virtual. Estes são os pilares que regeram o desenvolvimento do Snapdragon 820, próximo top de linha da Qualcomm que teve suas primeiras informações divulgadas oficialmente durante a Siggraph 2015, evento de computação 3D que acontece esta semana em Los Angeles, EUA.

O novo chip, que deverá equipar alguns dos principais modelos de smartphones a serem lançados no começo de 2016, trará novas versões de GPU e ISP para entregar mais performance, mais eficiência energética e melhor experiência para o usuário.

Adreno 530

Uma das grandes novidades é a Adreno 530, nova GPU que, segundo a fabricante, entrega processamento gráfico suficiente para rodar jogos em qualidades comparáveis às de PCs e consoles, além de promover um ambiente favorável para novas aplicações de realidade virtual. "Nossa intenção é trazer para o smartphone a mesma qualidade gráfica dos top PCs", disse Micah Knapp, diretor de engenharia da Qualcomm em uma conversa com os jornalistas. Segundo ele, a nova GPU Adreno 530 consegue entregar 40% mais performance gráfica com o mesmo consumo de energia da família anterior (Adreno 430). A nova arquitetura vai suportar dois modelos, o Adreno 530 e o Adreno 510, que estarão disponíveis nos novos Snapdragon 820 e Snapdragon 620/618.

Spectra: fotos e vídeos em melhor qualidade

Outra novidade da Qualcomm que será implementada nos novos processadores da empresa é uma tecnologia chamada Spectra. Trata-se basicamente de um sistema de processamento de imagens mais eficiente. "Como os sensores das câmeras estão ficando cada vez menores, eles também têm uma menor captura de luz. Então, precisamos otimizar o sistema para melhorar a aparência do que foi captado", explica Michael Mangan, gerente de produto de câmeras da Qualcomm. Assim surgiu o Spectra ISP, que consegue reduzir interferências e ruídos nas imagens para oferecer cores mais nítidas e profundidade. Um novo algoritmo consegue reconhecer áreas escuras das fotos e clareá-las, além de ser possível, também, alterar o foco da imagem. Isso acontece porque o processador é capaz de controlar até 3 câmeras simultaneamente (uma frontal e duas traseiras que, combinadas, oferecem o poder de modificar o foco mesmo após a foto ter sido tirada).

O novo processador é capaz de exibir imagens 4K a 60fps mesmo se transmitidas por um cabo HDMI 2.0, ou 4K a 30fps se o conteúdo for transmitido wireless. "O Qualcomm Spectra ISP, associado ao Adreno 5xx, traz um novo padrão de imagens para os smartphones. Agora será possível capturar imagens super claras e vívidas independentemente das condições de luz e movimento, e exibi-las com cores super fiéis à realidade", completa Tim Leland, vice-presidente de produtos da Qualcomm.

Improve touch: toque até em tela molhada!

toque

Não é feitiçaria, é tecnologia: comprovamos e aprovamos a eficiência do novo sistema de toques (Foto: Igor Lopes/Canaltech)

Você já deve ter passado por isso: a mão está suada, pingos caíram na tela e aí, o sistema touch passa a não reconhecer adequadamente os toques. Isso é um problema do passado com o novo Snapdragon 820. A Qualcomm adquiriu recentemente uma companhia que desenvolveu um sistema mais apurado de detecção de toques, capaz de reconhecê-los mesmo se gotas d´água estiverem presentes na superfície da tela. Isso acontece por causa de um sistema apurado de algoritmos e uma análise de contexto, que entende os gestos de uma forma mais inteligente. O resultado também poderá ser sentido ao utilizar canetas stylus passivas e toques com luvas - um problema recorrente em países com invernos severos, onde deixar as mãos descobertas para uso de gadgets pode ser um sofrimento. Além disso, essa nova tecnologia de reconhecimento de toques não deve impactar no preço final dos produtos, o que pode significar uma adoção maciça dela nos devices equipados com o novo processador.

O anúncio oficial de hoje confirma algumas especificações vazadas na semana passada (como o fato da nova GPU Adreno 530 ser 40% mais rápida que a 430), mas evidencia alguns erros (como o suporte para câmeras de até 25 MP e não 28 MP, como havia sido informado no rumor). Ou seja, será necessário esperar o anúncio oficial das outras especificações para termos certeza do que realmente está por vir.

Infelizmente, ainda não há nenhum dispositivo equipado com o novo processador para testes e, por isso, ainda não pudemos tirar a prova e atestar a eficiência e rapidez prometidas pela fabricante. Fique de olho no Canaltech para mais informações sobre o novo "cérebro" dos top smartphones de 2016!

* O jornalista viajou para Los Angeles a convite da Qualcomm.