Qualcomm assina acordo para desenvolver carregamento em veículos elétricos

Por Redação | 05.04.2016 às 13:34

A Qualcomm anunciou um acordo de licenciamento com a consultoria britânica Ricardo para a tecnologia de carregamento sem fio em veículos elétricos (WEVC). Chamada de Halo, essa tecnologia será utilizada no desenvolvimento de soluções para carros elétricos e híbridos que chegarem ao mercado.

O trabalho em conjunto dos departamentos de engenharia das duas empresas permitirá ajudar a projetar sistemas de engenharia WEVC que possam atender às exigências das montadoras. Além disso, poderão ser criadas soluções ambientais para veículos utilitários, autônomos e outros, algo que a Ricardo possui experiência.

De acordo com Steve Pazol, vice-presidente e diretor-geral da unidade de carregamento sem fios da Qualcomm, a parceria com a Ricardo será importante para a construção de soluções e alcance dos objetivos. “A Ricardo traz uma grande riqueza de experiência em engenharia automóvel e um foco no desempenho, soluções de engenharia avançada e um grande conhecimento da direção que a indústria automóvel está tomando”, afirmou em comunicado.

A Qualcomm Halo pretende fazer com que os carros elétricos recarreguem enquanto percorrem as estradas, diferente dos vários projetos existentes onde os veículos são recarregados por meio de redes sem fio enquanto estão estacionados. Outra vantagem da tecnologia Halo é que para a transferência de energia acontecer não é necessário que o carro esteja muito próximo ou com um alinhamento perfeito com o local do carregamento.

A ideia por trás do projeto de carregamento mais fácil é encorajar as montadoras e os consumidores a aderirem aos carros elétricos. A tecnologia foi desenvolvida com foco nos custos, otimização, interoperabilidade e coexistência com os sistemas de veículos. A Qualcomm acredita que o carregamento via indução será o padrão no futuro, defendendo até mesmo que este tipo de recarga é mais eficiente do que o método por cabos.

Via Bitmag

Fonte: http://adrenaline.uol.com.br/2016/04/05/41336/qualcomm-est-trabalhando-em-tecnologia-de-carregamento-wireless-em-ve-culos-el-tricoshttp://www.bitmag.com.br/2016/04/qualcomm-e-ricardo-assinam-acordo-para-carros-eletricos/