Qualcomm anuncia três novos processadores mobile intermediários; conheça-os

Por Redação | 18 de Outubro de 2016 às 10h54

A Qualcomm anunciou no fim desta segunda-feira (17) sua nova linha de processadores mobile intermediários que equiparão dispositivos móveis em 2017: o Snapdragon 653, 626 e 427.

Além dos chips, a fabricante norte-americana confirmou que todos os chips virão com suporte à tecnologia Quick Charge 3.0. O movimento é uma clara tentativa da Qualcomm para popularizar o recurso de carregamento rápido, que daqui em diante deve dar as caras cada vez mais em dispositivos intermediários e de entrada.

Snapdragon 653

Mais poderoso entre os intermediários anunciados ontem, o 653 é uma evolução direta do 652. Na comparação direta, o chip apresenta desempenho 10% superior e suporta o dobro de memória RAM que seu antecessor: 8 GB. Além disso, o SoC vem equipado com um novo modem, o X9 LTE, cuja principal característica é um melhor suporte aos padrões VoLTE e Ultra HD Voice.

Snapdragon 653 é o modelo mais avançado entre os intermediários anunciados ontem pela Qualcomm

Snapdragon 653 é o modelo mais avançado entre os intermediários anunciados ontem pela Qualcomm (Reprodução: XDA Developers)

Finalmente, o Snapdragon 653 também vem com suporte à tecnologia Clear Sight de câmeras duplas. Com isso, é evidente que a fabricante está apostando na popularização dos sistemas de câmera dupla, que atualmente estão restritos aos smartphones topo de linha. Será que cola?

Snapdragon 626

Assim como o 653, o Snapdragon 626 é uma evolução direta do 625, oferecendo 10% mais desempenho que seu antecessor. Embora fique abaixo do 653 em termos de desempenho, sendo a opção intermediária dos intermediários, o chip também vem com o novo modem X9 LTE e suporte à tecnologia Clear Sight.

Snapdragon 427

Chip mais básico dos apresentados ontem, o 427 é destinado principalmente para intermediários que parecem mais básicos parrudos. Apesar disso, o SoC traz as mesmas características dos seus irmãos, com modem X9 LTE e suporte ao Clear Sight.

As inclusões chamaram bastante atenção, sobretudo ao notarmos que o 425, versão anterior do chip, contava apenas com o modem X6 LTE - ou seja, três gerações anteriores. Além disso, incluir o suporte ao Clear Sight nessa linha específica de chips é bastante ousado e mostra que a Qualcomm está apostando todas as suas fichas em sua popularização.

Em contrapartida, o 427 é o mais básico dos três. Mesmo assim, vem com os principais recursos apresentados pelos seus irmãos mais parrudos

Em contrapartida, o 427 é o mais básico dos três. Mesmo assim, vem com os principais recursos apresentados pelos seus irmãos mais parrudos (Reprodução: XDA Developers)

Historicamente, os Snapdragon da linha 400 equipam aparelhos muito básicos, e vai ser muito interessante como as fabricantes irão aproveitar esse tipo de tecnologia nesse tipo de aparelho.

Disponibilidade

Tanto o Snapdragon 653 quanto o 626 já estão prontos para serem comercializados e devem estar disponíveis até o fim deste ano. Isso significa que já a partir do primeiro semestre do ano que vem devemos ver dispositivos móveis chegando com os novos chips.

Em relação ao Snapdragon 427, a Qualcomm disse que ele estará disponível no começo do ano que vem.

Via XDA Developers

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.