Qualcomm anuncia novos processadores Snapdragon 630 e 660

Por Redação | 09.05.2017 às 09:07

A Qualcomm anunciou na noite desta segunda-feira (08) sua nova linha de processadores para smartphones de médio padrão, com os modelos Snapdragon 630 e 660. Disponíveis no mercado em aparelhos que devem chegar a partir do começo do segundo semestre deste ano, os componentes trazem uma maior autonomia de energia, melhor performance e sistemas de otimização para carregamento e produção de imagens por meio da câmera.

De acordo com os dados oficiais, o Snapdragon 660 deve apresentar um desempenho 10% superior em relação ao seu antecessor, enquanto o 630 chega a entregar uma performance até 20% maior. O mesmo vale para a bateria, com um consumo de 50% a 75% inferior dependendo do aplicativo, mesmo com serviços de localização ativados, e downloads que gastam 60% menos energia.

Outro destaque, segundo a fabricante, é a utilização de sistemas de otimização para tornar as recargas mais rápidas em conjunto com carregadores que possuam esse tipo de funcionalidade. Houve melhora, também, nas plataformas de produção e otimização de imagem, de forma a garantir que fotos melhores sejam obtidas mesmo a partir de sensores mais modestos, como os frontais presentes nos celulares mais baratos.

Fabricados em um processo de 14nm, os dois processadores são octa-core e suportam até 8 GB de memória RAM. O Snapdragon 660 tem CPU Kryo 260 e GPU Adreno 512, enquanto o modelo 630 traz núcleos Cortex A53 e um Adreno 508 para processamento gráfico. O sistema Bluetooth 5 se tornou padrão em toda a linha, assim como os modems X12 LTE, com velocidade de transferência de até 600 Mbps.

De acordo com a Qualcomm, o Snapdragon 660 já está sendo disponibilizado para os fabricantes, enquanto o modelo 630 estará nas mãos deles até o final do mês. A fabricante, entretanto, não revelou quais serão os primeiros modelos a contarem com os chips, apesar de rumores já apontarem a Xiaomi como a responsável pela estreia dos componentes no mercado.

Fonte: Qualcomm