Qualcomm anuncia novo filtro de radiofrequência para turbinar 5G e Wi-Fi 6E

Qualcomm anuncia novo filtro de radiofrequência para turbinar 5G e Wi-Fi 6E

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 22 de Outubro de 2021 às 20h50
Qualcomm/Divulgação

Ainda que seja mais conhecida pelos processadores Snapdragon, a Qualcomm conta com um vasto portfólio que também abrange tecnologias de rede, oferecendo modems de conexão sem fio para celulares, notebooks e outros dispositivos, e atendendo gigantes como a Apple. Nos últimos anos, a empresa tem investido bastante na rede 5G, bem como no novo protocolo Wi-Fi 6E.

Seguindo os investimentos nas redes de nova geração, a Qualcomm anunciou nesta semana o filtro de radiofrequência UltraBAW, dedicado a turbinar os sinais da rede 5G e do protocolo Wi-Fi 6E, que operam em faixas de frequência semelhantes, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência dos chips de rádio.

Filtros de radiofrequência reduzem interferências nas redes

Apesar de não serem citados com frequência, os filtros de radiofrequência são itens essenciais presentes nos modems integrados modernos. O componente atua reduzindo ruídos de sinal que possam causar interferência em redes sem fio, como o 5G e o Wi-Fi, enquanto garante que apenas as frequências necessárias para a realização da comunicação entre dispositivos seja captada.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Os filtros de radiofrequência trabalham para eliminar interferência, aumentar a qualidade do sinal de rádio em celulares e outros dispositivos, além de possibilitar a coexistência de conexões como 5G e Wi-Fi, e reduzir o consumo de energia (Imagem: Samsung)

Essa característica também permite que um mesmo chip ofereça protocolos de comunicação sem fio diferentes, operando em faixas de frequência semelhantes, sem haver interferência entre eles. Isso é essencial em equipamentos movidos a bateria, em especial celulares, já que com a filtragem o modem precisa trabalhar menos para captar os sinais, economizando energia.

A Qualcomm já oferece uma série de outras soluções de filtragem semelhantes, incluindo a UltraSAW (Surface Acoustic Wave, ou Onda Acústica de Superfície), dedicada a atuar em faixas de frequência entre 600 MHz e 2,7 GHz. Com ele, a empresa pôde oferecer conectividade 5G de baixa frequência reduzindo o impacto que o protocolo tem sobre a bateria dos smartphones e outros aparelhos.

Novo filtro Qualcomm UltraBAW visa turbinar o 5G e Wi-Fi 6E

O filtro UltraBAW (Bulk Acoustic Wave, ou Onda Acústica de Volume) atua de maneira similar, mas é dedicado a frequências significativamente mais altas, entre 2,7 GHz e 7,2 GHz. Com isso, a novidade fornece filtragem para o protocolo de Wi-Fi 6E, mais veloz, que opera entre 6 GHz e 7 GHz, para o tradicional Wi-Fi de 5 GHz e futuras versões da rede sem fio, além da conexão 5G de alta frequência.

O novo filtro UltraBAW vai operar junto ao UltraSAW e outras soluções da Qualcomm para aprimorar a conectividade de celulares e outros dispositivos em uma ampla faixa de frequência (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Fora isso, o UltraBAW é compatível com canais de até 300 MHz, mais largos que os usados atualmente, e possibilitará a coexistência de Wi-Fi e 5G. Com isso, alguns dos benefícios prometidos pela nova solução incluem maiores velocidades de download e upload, autonomia de bateria superior, menor geração de calor e mais.

O filtro atenderá indústrias dos mais variados segmentos, entre celulares, tablets, laptops, automóveis e IoT, e já está sendo enviado para os clientes — as fabricantes de chips que utilizarão modems da Qualcomm. Os primeiros dispositivos para consumidores comuns munidos da tecnologia estão previstos para chegar ao mercado na segunda metade de 2022.

Fonte: Qualcomm, XDA Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.