Próximo Snapdragon será capaz de rodar Windows 10, afirma Qualcomm

Por Redação | 08 de Dezembro de 2016 às 10h18
TUDO SOBRE

Qualcomm

Quem viu os smartphones nascerem jamais conseguiria imaginar que um dia teríamos processadores tão poderosos encorpando esses dispositivos na palma da nossa mão. E olha que de um tempo para cá a linha que divide o que é processador desktop do mobile está cada vez mais tênue, e corre o risco de ser cortada muito em breve. Pelo menos de acordo com a Qualcomm.

É que a empresa fez uma aparição surpresa em um evento da Windows Hardware Engineering Community e anunciou que está unindo forças com a Microsoft para que o próximo Snapdragon seja capaz de rodar o Windows 10 e seus apps tal qual um processador AMD ou Intel o fazem. E isso é incrível por vários fatores.

Um deles é que a arquitetura dos processadores da Qualcomm só foi usada em desktops por pouquíssimas distribuições Linux. Sendo assim, o novo Snapdragon seria o primeiro SoC mobile a oferecer suporte total ao Windows 10 64-bit.

Outro ponto positivo dessa parceria é que os computadores equipados com o chip da Qualcomm podem ser sensivelmente mais acessíveis que os equipados com chips AMD e Intel. E isso é algo em que a Microsoft está extremamente interessada, afinal de contas mais computadores seriam vendidos com Windows 10 instalado de fábrica, ampliando a base de usuários do sistema operacional.

E já que falamos nos computadores equipados com o Snapdragon, ambas as empresas afirmaram que eles já chegarão às lojas nos primeiros meses de 2017 - o que demonstra que elas já vinham trabalhando juntas há algum tempo.

Em sua fala no evento, Cristiano Amon, vice-presidente executivo da Qualcomm, garantiu que os computadores serão capazes de rodar o Windows 10 sem travamentos e oferecerão suporte a todos os aplicativos e programas do sistema.

Para comprovar isso, foi liberado um vídeo (acima) mostrando um PC equipado com Snapdragon rodando o Photoshop, famoso por impactar significativamente o desempenho das máquinas. E olha, ele se saiu muito bem.

Fonte: MSPowerUser, PhoneArena

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.