Protótipo de SSD da Samsung tem 16 TB de capacidade e super velocidade

Por Redação | 25.10.2015 às 11:15

A Samsung está “vestindo a camisa” dos SSD (solid-state drive), considerados a evolução do tradicional disco rígido. Dessa vez, a empresa revelou que está testando um novo modelo chamado PM1725 que, mesmo ainda sendo um protótipo, já atingiu resultados impressionantes: com 16TB de capacidade de armazenamento, o SSD processa informações a uma incrível velocidade de 6,2 GB por segundo.

Nos testes de leitura, a Samsung conseguiu mais de 1 milhão de operações de input/output por segundo (IOPS) com o novo modelo, número bastante superior ao atingido pelos SSD disponíveis atualmente no mercado. Quanto às velocidades de escrita, o PM1725 chegou aos 343 mil IPS, enquanto a velocidade de escrita sequencial ficou em 2 GB por segundo.

No entanto, o usuário doméstico não terá acesso esse incrível avanço tecnológico - pelo menos por enquanto. O SSD está sendo desenvolvido somente para servidores de empresas, que realmente farão uso de tanta capacidade e velocidade. Os discos SSD são superiores aos HDs em vários aspectos, dentre eles seu baixo nível de ruído, maior velocidade, maior resistência, menos peso e ainda consome menor quantidade de energia.

Fonte: Digital Trends