Promoção: SSD a partir de R$104 para deixar seu computador até 10x mais rápido

Publieditorial | 20 de Fevereiro de 2019 às 11h45

Você sabia que é possível deixar seu PC ou notebook muito mais veloz com pouco investimento? Estamos falando de trocar o HD por SSD, unidade de armazenamento mais moderna, equipada com memória flash e, portanto, muito mais rápida e estável, além de silenciosa. E você pode turbinar sua máquina dessa maneira gastando a partir de R$ 104 se aproveitar as ofertas do dia da Amazon brasileira!

Colocando um SSD no lugar do HD, sua máquina vai "voar", pois a diferença de velocidade entre os dois componentes é brutal. Com SSD, o sistema inicia muito mais rapidamente, e a abertura de programas também é muito mais veloz, com a segurança de que seus arquivos estarão ainda mais protegidos. A sensação é, sem exagero, de estar usando um computador novo somente trocando este item de hardware.

SSD significa Solid State Drive (ou Disco em Estado Sólido), e a peça é fabricada em torno de um circuito integrado semicondutor que é o responsável pelo armazenamento. No HD, o sistema é magnético, enquanto o SSD possui memória flash — a mesma usada em seu smartphone ou pendrive. O SSD tem como componentes fundamentais um controlador e a memória flash, esta que não exige partes móveis ou motores para funcionar e, como o SSD funciona eletricamente, ele é muito mais veloz na leitura e gravação de dados no disco.

Já o controlador é quem gerencia a troca de dados entre o computador e a memória flash, sendo ele um dos grandes responsáveis pelo desempenho do SSD, criptografando informações, mapeando partes que possam apresentar defeitos no disco, aumentando a vida útil da memória flash e administrando o cache de leitura e escrita de arquivos.

Principais vantagens do SSD

Primeiramente, o SSD é completamente silencioso, além de ser mais resistente a quedas. Ou seja: chega de computador fazendo barulho de um avião decolando, e chega de perder arquivos porque sem querer derrubou o notebook no chão!

Outra vantagem do SSD é que ele consome muito menos energia do que o HD, o que é especialmente interessante para notebooks — com um SSD, a bateria do notebook vai durar mais tempo fora da tomada. Ainda, o SSD consegue operar em temperaturas mais altas do que um HD comum, então os dias mais quentes do verão não são tão prejudiciais ao seu computador se ele tiver um SSD no lugar do HD.

E, claro, a velocidade é a principal vantagem aqui, com o SSD deixando o HD no chinelo nesse quesito. Enquanto o HD usa um prato magnético para salvar os dados, que são acessados por um braço mecânico que precisa percorrer todo o disco para buscar os arquivos, o SSD guarda todos os dados em módulos da memória flash e não possui partes móveis, sendo, então, muito mais rápido acessar dados e inicializar programas. A diferença é realmente gritante, especialmente ao iniciar o sistema operacional ou carregar arquivos muito pesados!

Quanto às capacidades de armazenamento, os SSDs estão disponíveis em opções diversas: há modelos com 120 GB, 240 GB, 480 GB e até 1 TB por aí e, claro, os preços acompanham a quantidade de espaço oferecido. Então vai da sua necessidade, entre priorizar o menor preço, com menos armazenamento, ou se você pode investir uma grana a mais e optar por um SSD mais parrudo. E, bem, nos dias de hoje, em que tudo o que é importante a gente salva na nuvem e não precisamos mais guardar na máquina um montão de músicas e vídeos pois os serviços de streaming chegaram para oferecer músicas, filmes e séries à vontade, muita gente já está vendo que ter menos espaço de armazenamento no computador não é mais um problema.

Antes de trocar, considere esses detalhes

A gente já vai mostrar os SSDs que estão com preço imbatível hoje na Amazon, mas antes precisamos destacar alguns pontos importantes que você deve considerar antes de fazer sua compra, sem arriscar escolher um modelo errado para sua máquina ou ter dores de cabeça após a instalação — que recomendamos que seja feita por um profissional qualificado, claro.

Grande parte dos SSDs atuais funcionam com interface SATA III, e isso significa que sua máquina precisa ter uma porta compatível também SATA III. Se o computador somente comportar SATA II, o desempenho do SSD será reduzido.

Ainda, é preciso se atentar ao tamanho do SSD. Os modelos mais comuns têm 9mm e são compatíveis com qualquer notebook convencional, e para os laptops ultrafinos é preciso um SSD de 7mm. Já para instalar o SSD em um PC, procure por modelos que tragam kits de compatibilidade para que o encaixe seja feito corretamente.

E se você usa Windows, é importante lembrar de não desfragmentar um SSD como é comum de se fazer com HDs comuns, pois este processo adiciona uma carga excessiva e desnecessária de transferência de dados no SSD, não fazendo diferença alguma em seu desempenho, e ainda arriscando reduzir a vida útil do seu SSD novinho em folha.

SSDs com descontos imperdíveis

Agora sim, vamos aos modelos de SSDs que estão em promoção na Amazon brasileira. Uma dica bacana é aproveitar o frete para comprar várias unidades, e caso você conheça outras pessoas que também estão interessadas em trocar o HD por um SSD, pode fazer a compra da galera em um só pedido e, assim, dividir o valor do frente entre todos. Destacamos, entre tudo o que está saindo com desconto hoje, os seguintes modelos:

E você também pode conferir outros modelos de SSD com 480 GB, outros modelos com 240 GB e outros modelos com 120 GB para escolher aquele que vai satisfazer suas necessidades da melhor maneira.

IMPORTANTE: Fique atento à data de publicação desta matéria, pois todos os preços e promoções estão sujeitos à disponibilidade de estoque e duração da oferta, que tem tempo limitado. Alterações de preço podem ocorrer a qualquer momento, sem prévio aviso. O preço ou valor total do produto poderá ser alterado de acordo com a localidade considerando frete e possíveis impostos interestaduais.

* O Canaltech Ofertas tem como objetivo informar seus leitores e publicar as melhores ofertas encontradas no varejo brasileiro. Entretanto, não nos responsabilizamos por alterações posteriores nos preços informados, uma vez que as ofertas aqui apresentadas podem ter diferentes períodos de vigência. Recomendamos aos nossos leitores que sigam nossas publicações e participem do nosso grupo de descontos no WhatsApp para receber as melhores indicações de ofertas assim que elas forem publicadas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.