Processadores Zen, da AMD, terão 32 núcleos

Por Redação | 15 de Fevereiro de 2016 às 09h35

Ao que tudo indica, a futura linha de processadores baseados na arquitetura Zen, da AMD, terá 32 núcleos. Apesar de ainda não anunciada oficialmente pela empresa, a nova família de CPUs teve novos rumores a seu respeito circulando na web, e eles ganharam força recentemente após um engenheiro da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em inglês) ter revelado alguns detalhes.

Durante a conferência “Tecnologia e Tendências de Mercado para Data Center”, realizada no IT Technical Forum, do CERN, o profissional informou que o futuro processador da AMD virá equipado com 32 núcleos físicos divididos ao longo de dois módulos interconectados de 16 núcleos cada um. Além disso, ele antecipou que a AMD está trabalhando na sua própria Hyper-Threading, chamada de Symmetrical Multi Threading.

As novidades reveladas pelo engenheiro da CERN vêm ao encontro de outras informações vazadas anteriormente, o que sugere que o boato é, de fato, verdadeiro. Há pouco tempo, um patch de Kernel Linux fazia referência de suporte máximo a um processador de 32 núcleos da AMD — naquele momento, a arquitetura recebia o nome de “Zeppelin” em vez de Zen.

A nova tecnologia de processadores da AMD traz ainda outras novidades, como o uso de todos os oito canais de memória DDR4 e a promessa de aumentar em até 40% as instruções por ciclo. Com isso tudo, a nova arquitetura garante uma maior eficiência de desempenho e também de consumo de energia.

Fonte: CERN